Em São Luís

Corpus Christi: horário de estabelecimentos comerciais e bancos é alterado

Em São Luís, segundo legislação, data não é considerada feriado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Celebreção do dia  Corpus Christi é próxima quinta-feira (3).
Celebreção do dia Corpus Christi é próxima quinta-feira (3). (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - A celebreção do dia Corpus Christi, na próxima quinta-feira (3), vai alterar o horário de estabelecimentos comerciais e bancos em São Luís.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio na Grande São Luís poderá funcionar normalmente nesta quinta-feira (3), em que é celebrada a data religiosa de Corpus Christi.

De acordo com a Fecomércio-MA, a data não é considerada feriado, não consta nas legislações municipal, estadual, nem federal e, portanto, o trabalho nesse dia é considerado normal, não incidindo pagamento de horas extras e nem gratificações extraordinárias para os empregados.

Veja horário de funcionamento:

Supermercados

Os supermercados da capital maranhense vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (3).

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não funcionam nesta quinta-feira (3). Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes.

Comércio

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio na Ilha de São Luís poderá funcionar normalmente, apesar da data religiosa de Corpus Christi.

Segurança

Os plantões nas delegacias de polícia de todo o Maranhão seguem normalmente.

Shoppings

Tropical Shopping

Lojas e quiosques: 9h às 21h
Praça de alimentação: 9h às 21h

Shopping da Ilha

Lojas e quiosques: 9h às 21h
Praça de alimentação: 9h às 21h
Supermercado: 9h às 21h

Rio Anil Shopping

Lojas e quiosques: 9h às 21h
Praça de alimentação: 9h às 22h
Supermercado Mateus: 9h às 22h
Lotérica: 10h às 20h
Cartório: Fechado

Pátio Norte Shopping

Lojas e quiosques: 9h às 21h
Praça de alimentação: 9h às 21h
Supermercado: 9h às 22h

São Luís Shopping

Lojas e quiosques: 9h às 21h
Praça de alimentação: 9h às 21h
Supermercado: 9h às 22h
Lotérica: 9h às 19h
Nacional Câmbio: 10h às 21h

Agências do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas nos dias 3 e 4 de junho (quinta e sexta-feira), devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo autorizado pela Portaria Nº 6.146, de 1º de Junho de 2021.

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, tira dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

Atualmente, os quatro feriados municipais de São Luís são:

Sexta-feira Santa (data móvel);

29 de junho (São Pedro);

8 de Setembro (Natividade de Nossa Senhora / Aniversário da cidade) e;

8 de Dezembro (Nossa Senhora da Conceição).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.