IFMA

IFMA: estudantes podem se cadastrar para recebimento de chips de internet até sexta-feira (19)

Objetivo é que os estudantes que necessitam de acesso à internet possam acompanhar as atividades acadêmicas não presenciais.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Campi IFMA Monte Castelo, em São Luís.
Campi IFMA Monte Castelo, em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) segue com inscrições abertas até esta sexta-feira (19) para cadastramento de estudantes no projeto Alunos Conectados, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP/MEC. O objetivo é distribuir chips com pacote de dados mensal de 20 GB para que os estudantes que necessitam de acesso à internet possam acompanhar as atividades acadêmicas não presenciais devido à pandemia da Covid-19.

Leia também:

IFMA abre inscrições para processo seletivo de cursos técnicos

Inscrições para seletivo de professor substituto do IFMA seguem até este domingo (14)​

De acordo com o edital do IFMA, as inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). A Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (DAE/Prenae) preparou um tutorial para orientar os estudantes quanto ao preenchimento do formulário de inscrições. Ele está disponível aqui.

Quem pode se inscrever?

Poderão se cadastrar estudantes matriculados(as) e frequentes em cursos presenciais e semipresenciais da educação técnica de nível médio e de graduação. É necessário atender, no mínimo, a um dos seguintes critérios:

a) ser participante, no ano de 2021, de um dos Programas de Assistência Primária do IFMA (Auxílios Transporte, Alimentação, Moradia, Emergencial, Inclusão digital ou Bolsa de Estudos, Bolsa Proeja);

b) ter ingressado no IFMA pelo sistema de cotas com renda per capita de até um salário mínimo e meio;

c) ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);

d) possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio.

Para se cadastrar, o estudante deverá fazer o login no Suap com seu usuário e senha e, em seguida, atualizar as informações da caracterização socioeconômica e se inscrever no Edital Alunos Conectados. Os estudantes serão classificados conforme sua faixa de renda per capita familiar, sendo:

1) até meio salário mínimo;

2) até um salário mínimo;

3) até um salário mínimo e meio.

Receberão os chips, prioritariamente, os estudantes com renda até meio salário mínimo. Os demais ficarão no cadastro e serão convocados conforme a disponibilização de chips pelo MEC/RNP. A lista de estudantes com cadastro deferido será publicada no Portal do IFMA e no mural dos campi no dia 1º de março de 2021.

Para interpor recurso ao resultado o/a estudante deverá encaminhar recurso ao e-mail da prenae.dae@ifma.edu.br, no prazo de até 48 horas após a publicação do resultado preliminar do cadastramento.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, os interessados poderão encaminhar e-mail para prenae.dae@ifma.edu.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.