Funcionamento

Comércio funciona, e bancos fecham nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi

Comércio em São Luís já reabriu as portas nas últimas semanas.
Imirante.com10/06/2020 às 10h16
Comércio funciona, e bancos fecham nesta quinta-feira, feriado de Corpus ChristiTrabalho no Comércio é considerado normal no dia de Corpus Christi. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), nesta quinta-feira (11), o comércio de São Luís, que já reabriu as portas nas últimas semanas, poderá funcionar normalmente, apesar da data religiosa de Corpus Christi.

A Fecomércio-MA esclarece, ainda, que a data não é considerada feriado, não consta nas legislações municipal, estadual, tampouco federal e, portanto, o trabalho nesse dia é considerado normal, não incidindo pagamento de horas extras e nem gratificações extraordinárias para os empregados.

Agências bancárias

Os bancos não abrirão em todo o país nesta quinta, feriado de Corpus Christi, mesmo nos municípios que anteciparam o feriado em virtude do combate à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Desta forma, as agências permanecerão fechadas, sem atividades nos sistemas de transferência de reservas (STR), sistema especial de liquidação e de Custódia (Selic) e taxas de câmbio.

Com as agências bancárias fechadas no dia 11, estarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências.

Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão provendo os serviços de forma usual, como já ocorre em feriados bancários.

Correios

Houve uma mudança de orientação e, nesta quinta-feira (11), os Correios funcionam normalmente. Anteriormente, a assessoria de Comunicação havia informado que não haveria expediente, mas houve nova determinação horas depois.


Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) segue com a última fase da campanha de vacinação contra a Influenza/H1N1, em São Luís. Vacinam hoje e amanhã pessoas cujos nomes começam pelas letras E, F e G.

O público-alvo desta etapa são profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores), portuários, pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla.

Legislação

A data de Corpus Christi deixou de ser feriado desde o ano de 1996, quando foi sancionada a Lei Municipal nº. 3.432/96, que extinguiu o feriado municipal de Corpus Christi.

O dia de Corpus Christi deixou de ser feriado para que o dia 8 de Setembro (aniversário da cidade) pudesse ser declarado feriado.

Matéria atualizada para correção de informações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.