Serviço

Saiba como solicitar isenção de pagamento da conta de luz no Maranhão

Essa isenção poderá ser feita por conta de uma Medida Provisória (MP) publicada pelo Governo Federal.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
No Maranhão, a companhia de energia Equatorial já está realizando o cadastramento.
No Maranhão, a companhia de energia Equatorial já está realizando o cadastramento. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – No período de 1º de abril até 30 de junho, consumidores que fazem parte da tarifa social baixa renda poderão requisitar a isenção do pagamento da tarifa de energia. Essa isenção poderá ser feita por conta de uma Medida Provisória (MP) publicada pelo Governo Federal. No Maranhão, a companhia de energia Equatorial já está realizando o cadastramento.

Para fazer o cadastro, é preciso salvar na agenda do celular o número (98) 2055-0116. No primeiro contato com a Clara, no WhatsApp, ela passará uma lista de opções de serviços, como: informar falta de energia, segunda via de conta, código de barra de pagamento, consulta de débitos e religação. E, agora, ela também oferece o cadastro de tarifa social baixa renda, no qual o cliente deverá informar a conta contrato e seguir as orientações da atendente virtual, inclusive informando o número do NIS (Número de Inscrição Social), seja do titular da conta, seja de qualquer familiar que more na mesma casa.

A partir da solicitação, a Equatorial faz a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem e validação dos dados, caso esteja tudo certo com a documentação, o cliente passa a ter o benefício a partir da fatura seguinte. Já para o beneficiário que não é o titular da conta contrato na Equatorial Maranhão, será necessário informar, além do número do NIS, outras informações do titular do NIS: nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares, informa que há muitos cidadãos que possuem NIS mas não estão cadastrados para ter o benefício da Tarifa Social. “Hoje, o Maranhão possui cerca de 400 mil famílias que ainda não realizaram esse cadastro. E agora, além do nosso site e central 116, nossos clientes poderão conversar de forma rápida e acessível também com a nossa assistente virtual Clara, pelo WhatsApp. Todo nosso empenho é para que esse benefício chegue mais rápido aos maranhenses que mais precisam”, afirma Francila.

100% de desconto na tarifa de energia – Por meio de uma Medida Provisória, o Governo Federal ampliou o benefício da Tarifa Social Baixa Renda para a população no contexto da pandemia da Covid-19. Com isso, a Equatorial Maranhão começou a implementar a isenção do pagamento referente à tarifa de energia elétrica para aproximadamente 700 mil famílias cadastradas na Tarifa Baixa Renda, que consomem até 220 kWh por mês. O desconto será aplicado para as faturas emitidas no período de 01 de abril a 30 de junho, conforme previsto na MP. Para mais informações sobre quem tem direito a isenção, consulte o site www.equatorialenergia.com.br.

“Essa medida provisória será, sem dúvida, um grande benefício para o estado de pandemia que estamos vivendo. E, foi pensando nisso, que nos dedicamos em criar e melhorar ferramentas que irão facilitar o acesso dessas famílias a esse valioso benefício”, finaliza Francila Soares.

Atenção – para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. E, para saber se o cadastro ainda está ativo, o cliente pode ligar para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou consultar a validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.