Rotina alterada

Veja o que abre e o que fecha em São Luís no Carnaval

Lojas de rua e de shoppings funcionam até sábado (22) e reabrem na quarta (26).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
As lojas de rua fecharão no sábado (22) às 18h.
As lojas de rua fecharão no sábado (22) às 18h. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A rotina da capital maranhense sofrerá alteração no período momesco. Embora o Carnaval não seja considerado feriado, o horário de funcionamento de alguns órgão será alterado.

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) orienta aos comerciantes e clientes sobre o funcionamento do comércio da capital maranhense durante o feriado de Carnaval.

As lojas de rua fecham no sábado (22) às 18h e reabrem na Quarta-feira de Cinzas (26) às 13h.

Já as lojas de shoppings fecham às 22h do Sábado de Carnaval (22) e também reabrem na quarta (26) às 13h.

Shoppings

Durante os quatro dias de folia, os shoppings estarão de portas abertas, mas com programação diferenciada. No domingo (23), as lojas e quiosques não abrirão, como foi dito acima. Já a praça de alimentação e a área de lazer funcionarão normalmente, das 12h às 22h.

Na Segunda de Carnaval, as lojas e quiosques continuarão fechados. Já a praça de alimentação e área de lazer funcionarão, a partir das 12h até as 20h. O terceiro dia de folia seguirá o mesmo funcionamento da segunda. Já na Quarta de Cinzas, o funcionamento voltará ao normal à partir das 13h.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na Segunda (24) e Terça-feira de Carnaval (25) não haverá atendimento ao público nas agências. Na Quarta-feira de Cinzas (26) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 26.

Correios

Até esta sexta-feira (21), todas as unidades de atendimento funcionarão, e a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país será feita normalmente. Já na segunda (24) e terça-feira (25), não haverá atendimento nas agências nem ocorrerá a entrega de objetos postais, em função do feriado de Carnaval. A Central de Atendimento dos Correios -(CAC) também não funcionará nestas datas.

O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira (26). Neste dia, as agências abrirão a partir das 12h, e a CAC atenderá normalmente das 8h às 20h. Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios na internet.

Energia elétrica

A Equatorial Energia Maranhão informou que as agências ficarão fechadas nos dias 24 e 25, retornando as suas atividades no dia 26, das 13h às 17h.

O cliente contará com outras formas de atendimento durante o feriado. Pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 ou por meio da Central de Atendimento 116, que funciona 24h e todos os dias da semana, com ligação gratuita; pelo site; ou ainda pelo APP Equatorial Energia, disponível para Android e IOS.

Serviço público municipal

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), os dias 24, 25 e 26 de fevereiro serão pontos facultativos nos órgãos do Poder Executivo Municipal, incluindo Autarquias e Fundações Públicas. O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na quinta-feira (27). A Semad informa, ainda, que serão mantidos os serviços públicos considerados essenciais, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito, dentre outros.

Serviço público estadual

Segundo a Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (Segep) informa que os órgãos essenciais (saúde, polícia e bombeiros) permanecerão em funcionamento durante o período de carnaval, enquanto os demais órgãos entrarão em recesso, voltando a funcionar na quinta-feira (27).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.