Colaboração

Banco de Leite Humano do HU-UFMA precisa de doações

Mães que tenham interesse em doar podem procurar o BLH que funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h.

Divulgação/HU-UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
O ideal para atender a demanda diária dos bebês internados no HU-UFMA seria de no mínimo 5l, mas a coleta só tem alcançado uma faixa de 1,5 a 3 litros por dia.
O ideal para atender a demanda diária dos bebês internados no HU-UFMA seria de no mínimo 5l, mas a coleta só tem alcançado uma faixa de 1,5 a 3 litros por dia. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, precisa da colaboração de mães para a doação de leite materno, atitude que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um deficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação.

O ideal para atender a demanda diária dos bebês internados no HU-UFMA seria de no mínimo 5l, mas a coleta só tem alcançado uma faixa de 1,5 a 3 litros por dia. O leite coletado é destinado para as crianças internadas no Serviço de Neonatologia, que conta hoje com 20 leitos (UTI Neo) e 22 leitos de Unidade Intermediária, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda. Apenas 40 mães doadoras estão cadastradas atualmente no banco de dados do BLH. Esse número sofre variação dependendo da época e também pelo tipo de doadora, no período carnavalesco, por exemplo, esse quantitativo diminui consideravelmente.

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

Contato do Banco de Leite Humano: (98) 2109-1178

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.