Feriado natalino

Saiba o que funciona no feriado de Natal em São Luís

Fique por dentro do que abre e fecha no período natalino e evite surpresas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
O funcionamento dos shoppings sofre alteração no Natal.
O funcionamento dos shoppings sofre alteração no Natal. (Valter Campanato / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - O feriado do Natal, que será nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), vai alterar a rotina de São Luís com mudança no horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e repartições públicas.

Com o pagamento do 13° salário, muitas pessoas devem lotar ruas e shoppings à procura de presentes na última hora. Para evitar surpresas ao sair de casa, saiba o que vai funcionar na capital maranhense.

Comércio no Centro

Nesta segunda (23), a maioria das lojas da Rua Grande funciona até as 20h e na terça (24), ficam abertas até as 18h. No dia de Natal (25), o comércio é fechado e reabre normalmente na quinta-feira (26).

Shoppings

Shopping da Ilha:
Terça-feira (24) – funciona das 9h às 18h.
Quarta-feira (25) – lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h.

Rio Anil Shopping:
Terça-feira (24) – funciona das 9h às 18h.
Quarta-feira (25) – lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h.

São Luís Shopping:
Terça-feira (24) – funciona das 9h às 18h.
Quarta-feira (25) – lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h

Tropical Shopping:
Terça-feira (24) - funciona das 9h às 20h
Quarta-feira (25) - lojas e restaurantes fechados

Pátio Norte Shopping:
Terça-feira (24) - funciona das 9h às 18h
Quarta-feira (25) - lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 20h

Saúde

Órgãos públicos municipais, estaduais e federais não têm expediente nesta data. Os serviços de urgências e emergências das unidades de Pronto - Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Clementino Moura (Socorrão II), unidades mistas continuam atendendo a população normalmente.

Bancos

O horário de funcionamento das agências bancárias na véspera do Natal será das 9h às 11h. Elas estarão fechadas para atendimento ao público na quarta-feira (25). A população pode usar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que tiverem o dia 15 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

Trânsito e Transporte

Em relação à fiscalização do trânsito, a Prefeitura informa que vai destacar agentes de trânsito com motos e viaturas para atuarem em fiscalização em vários pontos de grande fluxo de trânsito de veículos em função das festividades de Natal e Ano Novo no Centro da capital. A ação, que consiste em orientar o tráfego e disciplinar estacionamentos, terão como foco as áreas da rua de Santana, rua do Outeiro, entorno da Praça Deodoro e de outros locais, como shoppings centers (cujo fluxo de veículos possam afetar o tráfego das vias próximas). Em relação ao transporte, a frota de ônibus circulará com a frota regular.

Correios

No Natal, o plantão especial iniciará às 7h do dia 24 e vai até às 8h do dia 26. Já no Ano Novo, o plantão será das 7h do dia 31 às 17h do dia 1º de janeiro.

Equatorial Maranhão (Cemar)

Os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam na terça-feira (24) até às 12h e retornam apenas na quinta-feira (26) no horário normal. Na terça-feira (31) ficarão abertos das 8h às 12h e retornam na quinta-feira (2) normalmente. Vale lembrar que o atendimento por WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão, além da Central 116, Aplicativo Equatorial Energia, ou ainda pelo site funcionam 24h, com 100% da operação.

Judiciário

O Recesso Forense do Poder Judiciário do Maranhão teve início na sexta-feira (20), e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2020. Durante esse período, a Justiça Estadual funcionará em regime de plantão judicial.

No 2º Grau, o recesso de fim de ano é regulamentado pela Portaria GP nº 953/2017. O regime de plantão é estabelecido pelo Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhão, pela Resolução GP nº 67/2016 e Portaria GP nº 953/2017.

O telefone celular disponibilizado para contato no 2º Grau é o (98) 98815-8344. O serviço funciona em regime de sobreaviso e, após o peticionamento, o advogado deve entrar em contato com o servidor plantonista por telefone, conforme disposto na Portaria GP nº 953/2017.

O presidente do TJ-MA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, assumirá o plantão do dia 20 ao dia 25 de dezembro. A oficiala de Justiça do período é Alyne Cruz Lopes.

Já no período de 26 a 31 de dezembro, o desembargador Marcelo Carvalho Silva, corregedor-geral da Justiça, é quem responderá pelas demandas urgentes de 2º Grau. Ele será auxiliado pelo oficial Paulo Augusto Lopes.

E finalizando o plantão judicial do recesso forense, o vice-presidente do TJ-MA, desembargador Lourival Serejo, responderá do dia 1º a 6 de janeiro de 2020. O oficial do período é Igor Leonardo M. Sousa.

O plantão judicial do 1º Grau também já foi regulamentado pelo Provimento nº 54/2019. Saiba mais AQUI.

Vale ressaltar que o peticionamento durante o plantão judicial destina-se exclusivamente ao processamento e à apreciação de medidas urgentes e a outras necessidades relativas a serviços inadiáveis, na forma do art. 1º da Resolução nº 71/2009 do Conselho Nacional de Justiça, e, do art. 19 do Regimento Interno do TJ-MA.

Ministério Público Federal

O expediente a ser cumprido na Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) e nas Procuradorias da República nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias e Imperatriz será em regime de plantão de 20 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.