Funcionamento

Feriado de Nossa Senhora da Conceição: saiba o que abre e o que fecha em São Luís

O comércio tem autorização para abrir as portas nesta sexta-feira (8).

Imirante.com

Atualizada em 06/12/2023 às 10h26
Os estabelecimentos comerciais abrirão normalmente.
Os estabelecimentos comerciais abrirão normalmente. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (8), feriado municipal do dia de Nossa Senhora da Conceição, bancos, lojas, órgãos públicos, entre outros, podem ter o horário de funcionamento alterado em São Luís. O comércio tem autorização para abrir as portas. Veja como fica:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar nesta sexta, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição.

O acordo firmado entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários), prevê que os estabelecimentos comerciais de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas das 8h às 18h, e as lojas de shopping centers das 10h às 22h.

As empresas que desejarem abrir nesta data deverão pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal aos empregados, uma vez que o trabalho no feriado é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 40 aos trabalhadores convocados na data, ao final do dia.

Aos empresários dos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio, a orientação para a possível abertura ou não dos seus estabelecimentos deve ser buscada junto ao sindicato patronal de cada categoria.

Saúde

Os serviços de urgências e emergências das unidades de Pronto - Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Clementino Moura (Socorrão II), unidades mistas continuam atendendo a população normalmente.

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas nesta sexta-feira (8), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Shoppings

Tropical Shopping
Lojas e quiosques: 10h às 18h
Praça de alimentação: 10h às 18h

Shopping da Ilha
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Praça de alimentação: 12h às 22h
Supermercados: 9h às 22h

Rio Anil Shopping
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Lotérica: fechada
Praça de alimentação: 10h às 22h
Banco: fechado
Cartório: fechado

Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão informou que apenas as lotéricas situadas no Golden Shopping e Shopping da Ilha funcionarão em São Luís. As demais lotéricas localizadas na capital maranhense permanecerão fechadas nesta sexta-feira (8), retornando o seu funcionamento no sábado (9).

Energia Elétrica

Por conta do feriado nacional de Nossa Senhora da Conceição, nesta sexta-feira (8), as agências de atendimento e os postos de coleta E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão não funcionarão nas cidades de São Luís, Bacabeira, Barra do Corda, Barreirinhas, Brejo, Colinas, Grajaú, Igarapé Grande, Porto Franco, Viana, Matões, Miranda do Norte, Pedreiras, Tasso Fragoso, Tutóia, Caxias, Rosário, Sítio Novo, Coelho Neto e Araioses.

Para você passar o feriado com tranquilidade e comodidade, a Equatorial Maranhão disponibiliza vários canais de atendimento que facilita a vida dos consumidores de energia elétrica, caso precisem de algum atendimento. Os clientes que quiserem informar falta de energia poderão fazer pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Outra opção é a agência virtual no site, que permite realizar muitos outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa.

Outro canal de atendimento disponível 24 horas é a Central de Atendimento 116, que funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita e que também pode ser utilizada pelos clientes que buscarem atendimento durante o feriado.

Supermercados

Os supermercados irão funcionar em expediente normal no feriado desta sexta-feira (8) na capital maranhense.

Correios

Em razão do feriado de Nossa Senhora da Conceição, não haverá atendimento nas agências dos Correios em São Luís.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível de forma automatizada, por meio do Chat ou do Fale Conosco, ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100. O atendimento nas agências e dos operadores da CAC será retomado na próxima segunda-feira (11).

Tribunal de Justiça

A juíza Nirvana Maria Mourão Barroso (Auxiliar de Entrância Final) e o juiz Cristiano Simas de Sousa (Auxiliar de Entrância Final) respondem, respectivamente, pelos plantões cível e criminal da Comarca da Ilha de São Luís, nesta semana. O plantão judiciário, que funciona no Fórum Desembargador Sarney Costa, situado no bairro Calhau, em São Luís, vai até as 7h59 da próxima segunda (11).

O plantão ocorre no horário noturno e nos finais de semana e feriados, durante 24h. O contato com as equipes deve ser feito pelos telefones celulares (98) 98811-2153 (Cível), (98) 98802-7484 (Criminal) e (98) 98409-8825 (oficial ou oficiala de justiça do plantão criminal).

Antes de se dirigir ao local de atendimento, deve-se entrar em contato, por telefone, com a servidora e o servidor que são responsáveis pelo processamento e encaminhamento das ações para a juíza e o juiz plantonistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.