Imunização

Campanha contra pólio e sarampo é prorrogada até sábado (1º) em São Luís

Dia D ocorre no sábado nas unidades de saúde das 8h às 12h; equipes de vacinadores também estarão nos shoppings.

Imirante.com / com informações da prefeitura

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco.
Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Crianças de um ano a menores de cinco anos que ainda não estão protegidas contra o sarampo e a poliomielite terão até sábado (1º) para tomar as doses das vacinas. Neste dia, as Unidades Básicas de Saúde de São Luís estarão abertas pela manhã, das 8h às 12h, para receber o público-alvo da campanha nacional, em mais um Dia D de Vacinação. Além disso, a população vai contar também com equipes de vacinação nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, das 15h às 19h na sexta-feira (31) e sábado (1º), último dia da campanha.

Leia também: Última chamada para proteger crianças contra pólio e sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que seria encerrada nesta sexta-feira (31), foi prorrogada por mais um dia, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que é indispensável a participação da população para que a capital atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. "Nessa reta final, dirigimos o chamamento aos pais que ainda não levaram os filhos para vacinar. Atualmente o país registra muitos casos de sarampo em alguns estados; por isso, é fundamental esse esforço coletivo para assegurar a cobertura vacinal e proteger as crianças da nossa cidade", diz o secretário.

Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco e destas, 95% deverão ser vacinadas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas), e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.