Campanha de vacinação

Pontos de vacinação contra pólio e sarampo serão instalados em shoppings de São Luís

Ação é para imunizar crianças de um ano a menores de cinco anos, público-alvo da campanha.

Imirante.com / com informações da prefeitura

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
A campanha segue até o dia 31 de agosto nos 63 postos de saúde do município.
A campanha segue até o dia 31 de agosto nos 63 postos de saúde do município. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, a prefeitura de São Luís vai aumentar a quantidade de salas de imunização e disponibilizar o serviço sábado (25) e sexta-feira (31) em alguns locais públicos. Equipes de vacinadores das secretarias Municipal de Saúde (Semus) e Estadual (Ses) estarão concentradas em postos instalados na Feira do bairro de Fátima (8h às 12h) e nos shoppings Rio Anil e São Luís (15h às 19h), onde serão disponibilizadas as vacinas. A campanha segue até o dia 31 de agosto nos 63 postos de saúde do município.

As ações são para imunizar crianças de um ano a menores de cinco anos, público-alvo da campanha. Para garantir a participação maciça do grupo prioritário, a prefeitura de São Luís desenvolveu diversas estratégias de atuação para intensificar os esforços na luta contra o retorno dessas doenças já erradicadas no município e aumentar a adesão à campanha.

Uma das ações executadas com esse propósito foi a realização do Dia D Municipal, um grande mutirão contra o sarampo e a pólio ocorrido no dia 4 deste mês. O Dia D Nacional de Mobilização ocorreu no último sábado (18) e teve grande adesão. Outra estratégia adotada na capital foi a antecipação da campanha, iniciando a mobilização no município para a aplicação das doses no dia 23 de julho, ou seja, 15 dias antes do início da campanha nacional que começou dia 6 deste mês.

Além dessas estratégias, a prefeitura também disponibilizou equipes volantes de vacinação para fazer a aplicação das doses nas escolas e creches municipais, onde se concentra grande número de criança na faixa etária estabelecida pela mobilização.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que a intensificação é uma estratégia para garantir o cumprimento da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital maranhense que é vacinar 95% do público-alvo total, que é algo em torno de 61.700 crianças. Até essa terça-feira (21), dados da Semus mostram que já foram vacinadas em São Luís mais de 35.500 crianças contra a pólio, mais de 57% da meta e 33.400, contra o sarampo, o que representa mais de 54% do público-alvo.

"Esse será o terceiro grande momento da campanha, que já teve dois sábados de funcionamento das salas de vacina das unidades de saúde, e agora vamos oferecer à população a oportunidade de aproveitar o lazer no shopping, por exemplo, para vacinar os filhos. Estamos contando com a sensibilidade dos pais para assegurar a cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde", afirma o secretário Lula Fylho.

Até o encerramento da campanha nacional, a prefeitura vai intensificar a vacinação nas escolas e em comunidades distantes, além de ampliar as localidades atendidas pelas equipes volantes que estão vacinando em domicílios na zona rural de São Luís.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda aos pais que apresentem o cartão de vacinação para que os técnicos possam identificar as vacinas que devem ser tomadas pela criança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.