Farmácia Solidária

Ação oferece serviços para prevenção da Hepatite nesta quarta

A programação conta com palestras educativas e apresentação teatral.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - Ocorre, nesta quarta-feira (16), a Ação Farmácia Solidária, coordenada pelo Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão.

Para esta primeira edição, foi escolhido o tema Hepatites, buscando prestar serviços para a comunidade em geral da área Itaqui-Bacanga, além dos acadêmicos e servidores da UFMA. A programação conta com palestras educativas e apresentação teatral, visando esclarecer a população sobre os diferentes tipos, profilaxia, consequências e o tratamento da doença.

Serão oferecidos 200 exames para detecção de Hepatite A (sorologia de HAV-M) e duzentos para verificação de imunidade pós-vaginal contra Hepatite B (Anti-HBs). Haverá, também, a coleta para realização de 50 eletroforeses das hemoglobinas, que serve, principalmente, para detectar talassemia e anemia falciforme, para triagem de indivíduos que sejam portadores dessas enfermidades, porém desconhecem possuí-la. Será oferecida a população imunização para vários tipos de patologias, em parceria com o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Município de São Luís.

Para participar, gratuitamente, da Ação Farmácia Solidária basta comparecer ao Prédio de Farmácia portando documento de identidade ou cartão do SUS e cartão de vacinação.

A ação ocorre a partir das 8h30, com término previsto para às 16h30, sob a coordenação da professora Heliana de Araújo Morais e com vice-coordenação da professora Patrícia de Maria Silva Figueiredo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.