Quarta edição

Seminário discutirá temas socioambientais e territoriais em SL

Evento objetiva demonstrar os resultados dos trabalhos do Gedmma.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

SÃO LUÍS - Com o tema Territórios, mineração e desigualdades ambientais no Brasil: diversidade sociocultural e luta por direitos, ocorre no Centro de Ciências Humanas (CCH) da Cidade Universitária, entre os dias 11 e 13 de novembro, o IV Seminário Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Sedmma), promovido pelo Grupo de Pesquisa Desenvolvimento em Meio Ambiente (Gedmma), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ao Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA.

O seminário objetiva demonstrar os resultados dos trabalhos do grupo ao longo de dez anos de existência, promovendo debates entre os pesquisadores da área socioambiental, instituições parceiras e integrantes das comunidades estudadas. Segundo o professor de Sociologia do Colégio Universitário (Colun) e integrante da coordenação do Gedmma, Bartolomeu Mendonça, a proposta é evitar que seja um evento eminentemente acadêmico, mas que traga, também, a fala de personagens que estejam inseridos no cotidiano do campo pesquisado. “Nossa pretensão com o seminário é dialogar com essas comunidades que nós temos certo nível de inserção, a fim de pensar de forma crítica o território investigado”, ressaltou.

Nesta quarta edição do seminário, o destaque é a comemoração de dez anos do grupo de pesquisa Gedmma e, por isso, a programação científica está voltada para a explanação dos resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dessa década. As mesas-redondas serão espaços de diálogos entre pesquisadores da área e representantes dos territórios sondados em pesquisas e, nos grupos de trabalhos (GTs), serão apresentados em forma de comunicação oral ou pôsteres resultados de pesquisas obtidas a partir de investigações de conflitos socioambientais do Estado.

O evento, que ocorre na segunda semana de novembro, contará, também, com apresentações culturais na ágora do CCH. As inscrições são feitas no site do evento e podem ser realizadas até dia 11 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.