Cursos

Projeto qualifica professores sobre o uso 7ª arte na sala de aula

O objetivo é que o professor use filmes e outros meios de comunicação de massa para proporcionar discussões em sala de aula.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais tradicionais do país, chega a sua 38ª edição que será realizada entre os dias 8 a 13 de junho. Com a proposta de estimular, dar visibilidade e estimular a produção audiovisual, o Festival traz novidades dentro de sua programação.

Além da exibição de mostras competitivas de filmes de curta e longa metragem, mostras especiais, palestras, wokshops e mesas redondas, o Festival propõe, ainda, a realização de sessões de mostras informativas, onde destacamos a “Mostra Guarnicêzinho” e a “Mostra Jovem”, que tem como público alvo alunos do ensino básico, das redes municipal e estadual;

Tendo isto em vista, o Festival convida professores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular para participar da ação formativa “Da sala de cinema para a sala de aula: o Festival Guarnicê de Cinema como espaço de mediação” a ser realizada no dia 5 de maio, no Auditório Paulo Freire (UFMA), com turmas pela manhã (8h às 12h) e pela tarde (14h às 18h).

O curso vai capacitar os professores com noções introdutórias sobre a linguagem cinematográfica, história, memória e identidade do Festival Guarnicê de Cinema, e de que forma abordá-las em sala de aula. Também propõe uma medida pedagógico-política pautadas na transdisciplinaridade. Assim, o curso dialoga na perspectiva de inclusão do cinema em sala de aula, reconhece o papel da escola e do professor na formação educacional dos alunos para além dos modelos estritamente clássicos de educação.

O objetivo é que o professor use filmes e outros meios de comunicação de massa para proporcionar discussões em sala de aula, capacitar os alunos, prepará-los para reflexões críticas acerca das informações veiculadas não só pelo cinema como por outros meios de comunicação. É preciso que o professor aprofunde de forma crítica o estudo e as influências que moldam e estruturam as imagens. Diante dessa postura, o curso propõe que educador assuma em sua prática, não somente a inclusão de filmes em sala de aula – algo já em consenso – mas estratégias para melhor utiliza-lo em sala de aula.

A ação terá carga horária de 4h e será certificada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMA. As inscrições podem ser feitas até antes do início da formação acessando a ficha de inscrição neste link.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.