Cultura

Guarnicê prorroga inscrições até o dia 16 de maio

O festival ocorrerá entre 23 e 30 de setembro deste ano.

Paulo Vinicius Coelho / DAC UFMA

Festival Guarnicê de Cinema.
Festival Guarnicê de Cinema. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Coordenação do Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45 anunciou na última terça-feira (10) a prorrogação do período de inscrições para as mostras competitivas. Agora, os realizadores podem submeter suas obras até o dia 16 de maio por meio dos formulários disponíveis no site do evento.

O Guarnicê 2022 ocorrerá entre os dias 23 e 30 de setembro. Pelo terceiro ano consecutivo, a programação do festival será promovida em formato híbrido. Ou seja, as exibições vão ocorrer de modo virtual e presencial.

O festival aceita filmes nacionais e locais de longa e curta-metragem. Outras três categorias são exclusivas para produtores maranhenses: videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário.

Todas as etapas do Guarnicê são gratuitas, inclusive as inscrições. As obras selecionadas devem ser divulgadas no dia 11 de agosto. Os filmes que não forem escolhidos para as mostras competitivas ainda podem compor a programação de mostras paralelas.

O festival

Realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Guarnicê foi fundado em 1977 e é o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil. Anualmente, o evento apresenta um panorama da produção audiovisual nacional e maranhense.

Na última edição, os vencedores nacionais foram o longa ''Favela é Moda'', de Emilio Domingos, e o curta ''Portugal Pequeno'', de Victor Quintanilha. Entre os maranhenses, ''Ventos que Sopram – Maranhão'', de Neto Borges, foi eleito o melhor longa e ''Curica'', de Thiago Furtado, o melhor curta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.