No mês de abril

Encontro de Fenomenologia e Filosofias da Existência em 2015

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS - Em sua quinta edição, o Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência, que ocorrerá em abril de 2015, discutirá uma temática atual e intrigante e que reflete uma realidade plural e cada vez mais naturalizante: a 'Medicalização da existência', que colocará em debate o uso de medicamentos para "combater" ou aliviar o sofrimento, ou para anestesiar a consciência.

Associada a prescrição de medicamentos está também o uso de tecnologias para auxiliar nessa medicalização, no qual o evento permitirá trocar um contato presencial midiatizado pela tecnologia e pela tecnificação da vida. Soma-se a isso o apego de inúmeras áreas do conhecimento à tecnologização da vida e a sua posterior ou concomitante medicalização, aspectos de reflexão na sociedade atual e em ocasiões como o Encontro.

O Encontro contribuirá para a categorização dos fenômenos sociais e humanos, discutindo a indústria farmacêutica que congrega um mercado cada vez mais crescente e que se utiliza de diferentes estratégias para sua própria expansão, dentre elas, o uso de animais em testes. Diante desse cenário, será abordado o que podem as fenomenologias, as filosofias da existência e a psicologia fenomenológica oferecer para promover a ampliação da consciência e o descobrimento dessa realidade.

O evento, também, contará com conferências com palestrantes de renomado currículo; minicursos com conferencistas e com professores da UFMA; docentes e discentes da UFMA, com disponibilização de material aos participantes; apresentação de comunicações orais com a publicação dos resumos em anais e na Revista Fenomenologia e Psicologia, como caderno especial; participação de docentes de diferentes departamentos na coordenação de mesas e de trabalhos; incentivo ao comportamento interdisciplinar entre os participantes; e lançamento de livros.

Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com a equipe através do e-mail encontrofenomenologiasaoluis@gmail.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.