Festival Internacional Lume de Cinema

Inscrições de filmes para festival de cinema encerram-se no dia 30

Até o momento, foram mais de duas mil inscrições, de 60 países.

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Com mais de duas mil inscrições realizadas, o Festival Internacional Lume de Cinema, que será realizado entre os dias 26 de novembro a 1º de dezembro, em São Luís, está com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira (30).

Para participar da competição, os filmes deverão ter sido realizados após o dia 1º de janeiro de 2012 e, ele deverá estar disponível em uma cópia 35 mm, blu-ray ou DVD durante a realização do festival. O regulamento pode ser lido no site: lumefestival.com.br.

Neste ano, a programação do evento contará com realizações no Cine Lume, localizado no Office Tower, Cine Praia Grande que fica na Praia Grande, e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Chico Discos, no Centro da cidade. De acordo com o diretor do festival, Frederico Machado, pessoas de 60 países vem se inscrevendo. Por outro lado, o número de maranhenses inscritos é bem pequeno. "O momento [do cinema no Maranhão] está muito bom. As pessoas que fazem cinema estão reunidas. O problema está é na produção", afirmou.

Entre os filmes inscritos, constam os premiados "Acalanto", de Arturo Saboia, e "No Interior de Minha Mãe", de Lucas Sá. O resultado sairá no dia 30 de outubro, quando 100 produções serão selecionadas, entre curtas e longas para exibição no festival.

Entre as novidades deste ano do festival, que foi o terceiro mais comentado da linha cinematográfica no Brasil, perdendo apenas para o Festival de Cinema de Gramado e o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, estará a formação de um júri oficial jovem, formado por três pessoas, com a proposta de promover a interação entre os mais jovens e a produção contemporânea de filmes.

Além disso, com o crescimento da divulgação do festival no Brasil e no mundo, o número de convidados neste ano será bem maior que as edições anteriores, contando com 20 a 30 convidados, nacionais e internacionais. Porém, segundo pondera Frederico Machado, ainda não há nada fechado quanto aos escolhidos. "Ainda dependemos da divulgação do festival. Se tudo correr bem, teremos grandes diretores fazendo workshops e mostrando o tipo de cinema atual", brindou.

Sobre o convite de levar uma edição do festival a São Paulo, Frederico Machado explica porque recusou. "Fazer no Maranhão ainda é uma oportunidade única. Porque fazemos com um caráter que privilegia os filmes que causarão estranhamento ao público e, de certa forma, isso dá a vontade de incentivar o cinema por aqui. Porque vimos a carência do cinema maranhense, principalmente em termos de exibição e produção", revelou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.