Cultura

Concurso Literário Cidade de São Luís está com inscrições abertas

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - A 35ª edição do concurso Literário Cidade de São Luís está com inscrições abertas. Autores maranhenses ou radicados há um ano no Estado podem se inscrever gratuitamente, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Func), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados em participar têm até o dia 4 de outubro para efetivarem suas inscrições.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal da Prefeitura (saoluis.ma.gov.br/func/) e no blog da Func (funcsl.wordpress.com). Os documentos deverão ser entregues pessoalmente ou enviado pelos Correios, em envelope lacrado, para a sede da Fundação, localizada na Rua Isaac Martins, 141, Centro, CEP: 65010-690 – São Luís/MA.

Este ano foram criados - além dos tradicionais prêmios Aluísio Azevedo (romance); Antonio Lopes (ensaios); Graça Aranha (novela); Coelho Neto (contos) e Sousândrade (poesia) – as categorias Dona Carochinha, voltado para obras literárias direcionadas para o público infanto-juvenil; Arthur Azevedo, para peças teatrais; e João Lisboa, para a categoria Jornalismo Literário.

A categoria para ensaios contempla trabalhos oriundos de pesquisa histórica, pesquisa folclórica, crítica literária, entre outros. E a categoria Jornalismo Literário abrange texto único ou coletânea de textos, com no máximo 50 páginas.

Cada autor poderá participar com apenas uma obra em cada categoria, devendo fazer uma inscrição para cada categoria, com pseudônimos distintos.

Premiação – A premiação será de 10 salários mínimos, mais a publicação da obra e certificado para os primeiros colocados de cada categoria. Os trabalhos premiados serão publicados pela Fundação Municipal de Cultura (Func), em um total de mil exemplares de cada categoria.

Será também produzida uma tiragem em Braile, que será distribuída para bibliotecas públicas e entidades que atendem deficientes visuais em São Luís.

O julgamento das obras competirá à Comissão Julgadora, designada pela Func, composta de um presidente e 16 membros, sendo dois por categoria, de comprovada vinculação com os campos literário, científico e jornalístico, que terão 60 dias para o julgamento das obras, a partir do término do período de inscrições.

Serviço

• O quê

Inscrições Concurso Literário Cidade de São Luís

• Quando

Até 4 de outubro

• Onde

Sede da Func (Rua Isaac Martins, 141, Centro, CEP: 65010-690 – São Luís/MA); edital e ficha de inscrição nos sites saoluis.ma.gov.br/func/ e no blog da Func funcsl.wordpress.com/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.