Ensino

Ceuma participará 7º Congresso Internacional de Terapias de Comportamento e Cognitivas

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

A Universidade Ceuma participará do 7th World Congress of Behavioral and Cognitive Therapies 2013 (7º Congresso Internacional de Terapias de Comportamento e Cognitivas), de 22 a 25 de julho, em Lima, Peru, com a apresentação de oito trabalhos produzidos por professores, alunos e ex-alunos da instituição. Promovido pela Associação Latino-americana de Análise, Modificação e Terapias Cognitivas Comportamentais, o evento constitui um marco na historia da TCC no mundo, destacando-se que será o primeiro Congresso Mundial em TCC que ocorrerá na América do Sul.

Com o tema “Unindo culturas para melhorar a qualidade de vida”, o Comitê Científico, formado por reconhecidos especialistas de grande trajetória mundial na TCC, está propondo um programa que além de ser atualizado, é inovador, ao colocar uma temática unificada a nível mundial e específica à América Latina. “Este programa permitirá avaliar a aplicabilidade e as evidências da TCC nessas áreas, resultado do aporte do sincretismo de nossas culturas para o benefício e bem-estar psicológico de nossos povos”, disse o presidente do encontro Luís O. Pérez Flores.

De acordo com uma das organizadoras do Programa de Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional da Universidade Ceuma, Ana Flávia da Hora, que também teve um trabalho selecionado no evento, a seleção dos oito trabalhos comprova que instituição visa sempre uma formação completa e contextualizada e valorizando o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). “A participação no 7º Congresso Internacional de Terapias de Comportamento e Cognitivas com muitos trabalhos, mostra que a instituição estimular pesquisa cientifica”, comentou.

Além da programação cultural, o evento terá uma programação social com um espetáculo de abertura, que mostrará riquíssimo e profundo folclore procedente das diferentes regiões de do Peru, e também a Festa de Congresso, que inclui música andina, rock e música latina com grupos tocando em vivo e a beira-mar.

O Peru é um dos poucos países do mundo que atualmente tem uma economia em contínuo crescimento e também um destino turístico muito procurado. O país é o local onde floresceu a cultura do Império dos Incas.

Trabalhos aprovados

Trabalhos de egressos:

1- "Gestalt Terapia e ACT: Possíveis Diálogos entre a Abordagem Gestáltica e a Terapia de Aceitação e Compromisso" - Autor: Luís Cleiton Callegario

2- “Interações familiares e desenvolvimento de padrões anti-sociais de comportamento”. – Autora: Fernanda Roma

Trabalhos de egressos em parceria com docentes:

1)"Relacionamento Amoroso x Qualidade de Vida: Um Estudo com Universitários em São Luís - Ma sob a Perspectiva da Análise do Comportamento" Autoras: Yanne Luna de Azevedo( docente), Milena Maciel( egresso), Daniela Duailibe( egresso) e Carolina Roma( egresso).

2)"Interações Familiares e Desenvolvimento de Padrões Antissociais de Comportamento". Autoras: Fernanda Roma( egresso) e Yanne Azevedo( docente).

Trabalhos de docentes

1- “Levantamento epidemiológico sobre o TDAH no Brasil” – Autoras: Ana Flávia Lima Teles da Hora e Francisca Morais da Silveira

2- “Uma Análise Funcional do Comportamento nas Organizações: Manejando Consequências para Satisfazer Colaboradores, Patrões e Clientes. Autora: Yanne Luna de Azevedo

3- “Desenvolvendo habilidades sociais em Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Uma Proposta de Intervenção em Grupo – Cristiane Fonseca

4- “Violência contra a gestante e fatores associados: uma visão analítico-Comportamental” Autora: Nilzangela L. Medeiros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.