Economia

Campanha de combate ao superendividamento é lançada em SL

Divulgação/ Sedihc/Procon

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), lançou uma campanha de combate ao superendividamento. Até o dia 8 de março, os consumidores que quiserem participar da campanha, deverão se cadastrar na sede do Procon, que fica na Rua do Egito, número 207, Centro.

Após o cadastramento, será realizada a “Semana de Combate ao Superendividamento – Saindo do Vermelho”, onde serão realizadas audiências de negociação entre o consumidor, o fornecedor e o Procon. “O endividamento gerado pela expansão e concessão muitas vezes irresponsável de crédito é um fenômeno muito presente na nossa sociedade. O crédito e o endividamento dos consumidores, portanto, devem, e são, tratados com atenção especial pelo Procon”, ressaltou o gerente do Procon, Kleber José Moreira.

A Semana de Combate ao Superendividamento será realizada de 13 a 15 de março, na Praça do Sol, no Tropical Shopping. Na ocasião, além das audiências de renegociação de dívidas, servidores do Procon estarão disponíveis para tirar dúvidas dos consumidores que estiverem passando pelo local, e também ministrando palestras de orientação ao cidadão.

A supervisora das Relações de Consumo do Procon, Rayana Arrais, que também está na organização do evento, alertou para a importância do cadastramento até o dia 8 de março. “A nossa orientação é que os consumidores interessados possam fazer logo o seu cadastro no Procon para que as nossas equipes façam um contato prévio com o fornecedor e agende uma audiência durante a Semana de Combate ao Superendividamento”, reforçou a supervisora.

O encerramento do evento será no dia 15 de março, data na qual se comemora em todo o mundo o Dia do Consumidor. A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor. No ano de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para dar proteção aos interesses dos consumidores, e 23 anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.