SÃO LUÍS - O Maranhão registrou 98.594 mil inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Em todo o país, foram mais de 2,65 milhões de inscritos.
Para garantir a participação no certame, os inscritos devem efetivar o pagamento da taxa de inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), até esta sexta-feira (16). As taxas são de R$ 90 para cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio.
O CNPU oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas ocorrerão em 220 cidades no dia 5 de maio deste ano.
Local de prova e resultado
A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho, deve sair o resultado final, indicando a classificação dos aprovados.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o concurso foi planejado de forma a promover igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos efetivos, zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A elaboração buscou, também, padronizar procedimentos na aplicação das provas, bem como aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, “de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público”.
O ministério alerta os candidatos sobre a importância de estarem cientes do conteúdo do edital escolhido. Ao todo são oito documentos que reúnem as regras para concorrer a uma ou mais carreiras divididas por blocos temáticos.
No Maranhão, o Concurso Unificado terá 9 cidades de prova, sendo elas, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São Luís e Santa Inês.
Além dos cargos com lotação em diferentes regiões do Brasil, os editais preveem vagas para atuação no Estado do Maranhão, como Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas. Há ainda possibilidade para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de Especialista em Indigenismo (engenharia agronômica), Especialista em Indigenismo (qualquer área do conhecimento); Especialista em Indigenismo (sociologia); e Técnico em Indigenismo.
O CPNU permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
Saiba Mais
- MPS abre inscrições para concurso público
- Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras lança edital de concurso público
- Comissão discute ampliação do cadastro de reserva no concurso da Caixa
- Governo autoriza concurso público para 192 vagas na Polícia Federal
- Concurso dos Correios: edital com convocados será divulgado hoje
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.