Dias de folia

Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em São Luís

Comércio lojista tem autorização para funcionar no sábado (10) e domingo (11) de Carnaval.

Imirante.com

Atualizada em 09/02/2024 às 10h18
Na segunda (12) e terça-feira (13), as lojas estarão de portas fechadas.
Na segunda (12) e terça-feira (13), as lojas estarão de portas fechadas. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta Segunda (12) e Terça-feira de Carnaval, 12 e 13 de fevereiro, o horário de funcionamento de alguns serviços sofre alteração na Grande São Luís.

Veja como fica:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar no sábado (10) e domingo (11) de Carnaval em horário normal, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2024.

Na segunda (12) e terça-feira (13), as lojas estarão de portas fechadas, sendo vedado o uso da mão de obra do trabalhador, compensação ou inclusão em banco de horas a estes profissionais. Já na quarta-feira (14), o comércio abrirá as portas a partir das 13h.

A Fecomércio esclarece que as regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho autorizam o seu funcionamento em horários normais durante esse período.

Aos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio do Maranhão, a orientação é que busquem informações junto ao sindicato patronal da categoria para quaisquer deliberações sobre o exercício de suas atividades durante o Carnaval.

Shoppings

Tropical Shopping - Segundo a gerência as lojas fecharão às 21h de sábado (10) e só voltarão a funcionar na quarta-feira (14) a partir das 13h. Já os restaurantes funcionarão até o domingo (11) e fecharão na segunda (12) e terça-feira (13).

Shopping da Ilha - De acordo com a gerência, no sábado (10), as lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer estarão abertas das 10h às 22h. No domingo (11), as lojas e quiosques estarão abertas das 13h às 21h, e a praça de alimentação e lazer funcionará das 12h às 22h. Na segunda (12) e terça (13) as lojas e quiosques estarão fechados, e a praça de alimentação e lazer funcionará das 12h às 22h. Na quarta-feira (14) as lojas e quiosques funcionarão das 13h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h.

Shopping Rio Anil - Conforme a gerência, na segunda-feira (12), as lojas, quiosques, casa lotérica, unidade hospitalar e clínica médica estarão fechados, o supermercado estará aberto das 9h às 22h, e a praça de alimentação das 12h às 22h. Na terça (13), as lojas, quiosques, casa lotérica, unidade hospitalar e clínica médica estarão fechados, a praça de alimentação estará aberta ao público das 12h às 22h e o supermercado das 9h às 22h. Na quarta-feira (14) as lojas e quiosques abrem das 13h às 22h, a casa lotérica das 13h às 20h, a unidade hospital funcionará das 7h às 20h e a clínica médica receberá o público a partir das 12h, a praça de alimentação estará aberta das 12h às 22h e o supermercado das 9h às 22h.

Supermercados

O Grupo Mateus informa que não haverá alteração no horário de funcionamento das suas lojas nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro na capital maranhense.

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Órgãos Estaduais

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informa que, de acordo com o Decreto nº 38.835, serão considerados ponto facultativo na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14). Vão funcionar os serviços considerados essenciais e as repartições públicas reabrem na quinta-feira (15).

Nas unidades do Viva Procon, o atendimento será suspenso de sábado até quarta-feira. Contudo, os consumidores poderão formalizar qualquer denúncia nesse período pelo aplicativo Viva Procon ou informar pelas redes sociais @proconmaranhao.

O funcionamento dos parques ambientais geridos pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) será mantido durante o carnaval, com exceção do Parque São João Paulo II, que ficará fechado ao longo do feriado. Também não haverá expediente nas casas de cultura da rede estadual.

Agências do Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão, que oferta oportunidades de empregos diariamente em diferentes cidades do estado, informou que não haverá expediente segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14). O órgão voltará a atender o público com suas atividades na quinta-feira (15).

Energia Elétrica

Por conta do feriado de Carnaval as agências de atendimento e os postos de coleta E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão não funcionarão na segunda (12), terça (13) e manhã da quarta-feira (14). O retorno das atividades será a partir das 13h da quarta-feira.

Os postos do E + Reciclagem também não funcionarão nos dias 12, 13 e na manhã do dia 14. Portanto, os clientes que desejarem trocar seus resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia podem antecipar sua entrega ou deixar para a quarta-feira (14) a tarde, quando os postos retornarem as suas atividades.

A Equatorial Maranhão reforça o uso dos canais gratuitos da Distribuidora, que funcionam todos os dias, 24h. Por meio do WhatsApp no número (98) 2055-0116 os clientes poderão solicitar serviços como informar falta de energia, emitir código para pagamento, segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação, cadastrar fatura via WhatsApp, realizar cadastro na tarifa social baixa renda e tirar dúvidas sobre a data de vencimento da fatura com a Assistente Virtual da Equatorial Maranhão.

Além disso, outros serviços poderão ser acionados pelo site. Se preferir ligar, a Central 116 também atende 24 horas, inclusive nos feriados, e a ligação é gratuita.

Correios

Nesta sexta (9) e sábado (10) que antecedem o Carnaval, os Correios funcionam normalmente (rotina de entregas de cartas e encomendas e atendimento – no sábado, apenas agências que já abrem neste dia).

Na segunda (12) e na terça-feira (13), não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira (14), com agências abertas a partir das 12h.

Na segunda e terça-feira, o atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais:  

  • Site dos Correios
  • Atendimento automatizado pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100
  • Por meio do chat

 

O atendimento com os operadores será retomado na quarta-feira (14), às 8h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.