15 de novembro

Supermercados, lojas, bancos... o que abre e o que fecha em São Luís no feriado da Proclamação da República

Para você conseguir se planejar e não ter surpresas, o Imirante.com listou as principais mudanças.

Imirante.com

Atualizada em 14/11/2023 às 10h08
O comércio poderá funcionar no feriado.
O comércio poderá funcionar no feriado. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15), vai alterar o horário de funcionamento de alguns serviços essenciais e não essenciais na capital maranhense. As lojas do comércio poderão abrir as portas.

Para você conseguir se planejar e não ter surpresas, o Imirante.com listou as principais mudanças. Veja:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar na quarta-feira (15), quando é comemorado o feriado nacional da Proclamação da República.

O acordo firmado entre a Fecomércio-MA, os sindicatos empresariais e os sindicatos dos comerciários, por meio das Convenções Coletivas de Trabalho, prevê que os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas, das 8h às 18h, e as lojas de Shopping Centers, das 10h às 22h.

As empresas que funcionarem nesta data deverão pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal aos empregados, uma vez que o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos trabalhadores convocados ao trabalho, ao final do dia.

Aos empresários dos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio, a orientação para a possível abertura ou não deve ser buscada junto ao sindicato patronal de cada categoria.

Agências Bancárias

As agências bancárias permanecerão fechadas nesta quarta-feira (15), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Shoppings

Tropical Shopping: O shopping funcionará das 10h às 18h durante o feriado da Proclamação da República.

Shopping da Ilha
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Praça de alimentação: 12h às 22h
Supermercados: 9h às 22h

Shopping Rio Anil
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Lotérica: fechada
Praça de alimentação: 12h às 22
Banco: fechado
Cartório: fechado

Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão informou que todas as lotéricas situadas na capital não irão funcionar nesta quarta-feira (15).

Saúde

Os serviços de urgências e emergências das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), Dr. Clementino Moura (Socorrão II) e unidades mistas continuam atendendo a população normalmente na capital maranhense.

Energia Elétrica

Por conta do feriado nacional da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15), as agências de atendimento e os postos de coleta E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão não funcionarão, voltando as suas atividades normais na quinta-feira (16).

Para você passar o feriado com tranquilidade e comodidade, a Equatorial Maranhão disponibiliza vários canais de atendimento que facilita a vida dos consumidores de energia elétrica, caso precisem de algum atendimento. Os clientes que quiserem informar falta de energia poderão fazer pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Outra opção é a agência virtual no site, que permite realizar muitos outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa.

Outro canal de atendimento disponível 24 horas é a Central de Atendimento 116, que funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita e que também pode ser utilizada pelos clientes que buscarem atendimento durante o feriado.

Correios

Neste dia 15 de novembro, em razão do feriado nacional da Proclamação da República, não haverá atendimento nas agências dos Correios. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível de forma automatizada, por meio do Chat ou do Fale Conosco (https://www.correios.com.br); ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100. 

O atendimento nas agências e dos operadores da CAC será retomado na quinta-feira (16). 

Supermercados

Os supermercados irão funcionar normalmente no feriado desta quarta-feira (15) na capital maranhense.

Agências do Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão, que oferta oportunidades de empregos diariamente em diferentes cidades do estado, informou que não haverá expediente nesta quarta (15). O órgão voltará a atender o público com suas atividades na quinta-feira (16).
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.