Feriado

Comércio, bancos, lotéricas, shoppings abrem no Dia de Finados? Veja como fica

Não haverá expediente nas repartições públicas estaduais do Maranhão.

Imirante.com

- Atualizada em 01/11/2023 às 13h10
O comércio tem autorização para abrir as portas.
O comércio tem autorização para abrir as portas. (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (2), feriado do dia de Finados, bancos, supermercados, órgãos públicos, entre outros, fecham ou podem ter o horário de funcionamento alterado na Grande São Luís. O comércio tem autorização para abrir as portas. Veja como fica:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar nesta quinta-feira (2), quando é comemorado o feriado nacional de Finados.

Conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre a Fecomércio-MA, os Sindicatos Empresariais e os Sindicatos dos Empregados do Comércio destes municípios, os lojistas de rua, bairros e galerias poderão abrir as portas das 8h às 18h e os estabelecimentos situados em shopping centers, das 10h às 22h.

Em respeito às regras estabelecidas na CCT, os comerciantes que optarem pela abertura das lojas deverão pagar adicional de 100% sobre o valor da hora normal ao empregado convocado neste dia, por se tratar de trabalho extraordinário. Além disso, o empregador deverá disponibilizar ao empregado uma gratificação de R$ 40 ao final do dia e recolher o valor de R$ 10 por empregado ao Sindicato dos Comerciários.

Aos empresários dos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio, a orientação para a possível abertura ou não deve ser buscada junto ao sindicato patronal de cada categoria.

Supermercados

Os supermercados vão funcionar, normalmente, neste feriado do Dia de Finados.

Agências Bancárias

As agências bancárias permanecerão fechadas nesta quinta-feira (2), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Shoppings

Shopping da Ilha
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Praça de alimentação: 12h às 22h
Supermercados: 9h às 22h

Tropical Shopping: O shopping que fica situado na capital maranhense não funcionará durante o feriado do Dia de Finados.

Shopping Rio Anil
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Lotérica: fechada
Praça de Alimentação: 10h às 22h
Banco: fechado
Cartório: fechado

Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão informou que todas as lotéricas situadas na capital não irão funcionar nesta quinta-feira (2).

Saúde

Os serviços de urgências e emergências das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), Dr. Clementino Moura (Socorrão II) e unidades mistas continuam atendendo a população normalmente na capital maranhense.

Serviço Público Estadual

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que, em razão do feriado nacional desta quinta-feira (2) não haverá expediente nas repartições públicas estaduais do Maranhão. A Sead reforça ainda que na sexta-feira (3), será ponto facultativo, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor. Serviços essenciais à população seguem mantidos. O funcionamento das repartições públicas retorna à normalidade na segunda-feira (6).

Energia Elétrica

Por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (2), as agências de atendimento e os postos de coleta E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão não irão funcionar. Já na sexta-feira (3), o atendimento retoma em sua normalidade.

Para você passar o feriado com tranquilidade e comodidade, a Equatorial Maranhão disponibiliza vários canais de atendimento que facilita a vida dos consumidores de energia elétrica, caso precisem de algum atendimento. Os clientes que quiserem informar falta de energia poderão fazer pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Outra opção é a agência virtual no site, que permite realizar muitos outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa.

Outro canal de atendimento disponível 24 horas é a Central de Atendimento 116, que funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita e também pode ser utilizada pelos clientes que buscarem atendimento durante o feriado.

Agências do Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão, que oferta oportunidades de empregos diariamente em diferentes cidades do Estado, informou que não haverá expediente nesta quinta (2) e sexta-feira (3). O órgão voltará a atender o público com suas atividades na próxima segunda-feira (6).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.