Imposto

Primeira parcela e cota única com desconto do IPTU 2023 vencem nesta quinta-feira (6)

Para emitir o boleto, o contribuinte deverá ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF cadastrado no sistema.

Imirante, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 04/07/2023 às 06h27
O IPTU é um dos principais impostos municipais.
O IPTU é um dos principais impostos municipais. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A primeira parcela do IPTU 2023 vence nesta quinta-feira (6). Para os contribuintes que optaram pelo pagamento em cota única, o desconto de 15% será concedido até a mesma data. Carnês e/ou guias do imposto estão disponíveis no site da Semfaz.

Os contribuintes que não têm acesso à internet, podem se direcionar a qualquer um dos seis postos de atendimento da Semfaz para solicitar a emissão do boleto do IPTU. O cidadão tem ainda a opção de entrar em contato com a Central de Atendimento on-line, via WhatsApp e/ou e-mail, pelo número (98) 99136-4559 ou pelo e-mail: centraldeiptu2023@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do imposto devem se manter atentos às datas de vencimento previstas sempre para o dia 6 dos meses subsequentes. As parcelas vencidas serão emitidas com os valores corrigidos de juros e multa.

O IPTU é um dos principais impostos municipais. Com o arrecadado, é possível que a Prefeitura de São Luís dê início ou conclua obras e reformas de infraestrutura, mobilidade, efetue a compra de insumos e materiais para diversas áreas.

“É por meio da arrecadação municipal que temos tido tantos avanços em todas as áreas em São Luís. O destaque vai, inclusive, para todas as obras de mobilidade urbana realizadas nos últimos anos que foram financiadas com recursos próprios. O arrecadado com o IPTU é revertido em prol de toda a cidade”, afirmou o titular da Secretaria Municipal da Fazenda, José Azzolini.

Emissão Boleto

Para emitir o boleto, o contribuinte deverá ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF cadastrado no sistema. Ao acessar o portal da Semfaz, neste endereço eletrônico, o contribuinte deve buscar o item ‘IPTU’, ou o banner do IPTU 2023, clicar nele, depois em ‘Emissão IPTU 2023’ digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em ‘Consultar débitos de IPTU’.

Uma barra azul com o endereço aparecerá. O contribuinte deve clicar e logo todos os débitos referentes ao imóvel aparecerão na tela, então, basta selecionar a parcela ou cota única, escolher a data do pagamento e emitir a guia.

Postos de atendimento Semfaz

A Semfaz conta com seis postos de atendimento descentralizados, localizados em pontos estratégicos da cidade. Os postos funcionam em horário estendido, e também aos fins de semana, para facilitar o acesso do contribuinte aos serviços do fisco municipal.

  • Atendimento – Semfaz (Rua do Egito, n° 283, Centro) – De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h 
  • Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h
  • Viva Cidadão (Golden Shopping) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h
  • Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h
  • Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab) – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
  • Terminal de Integração do São Cristóvão – De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.