Oportunidade

IFMA abre 150 vagas para curso de capacitação em Inteligência Artificial

As aulas vão ocorrer na modalidade EAD, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Divulgação / IFMA

O curso tem o objetivo de proporcionar à comunidade local uma oportunidade de qualificação profissional.
O curso tem o objetivo de proporcionar à comunidade local uma oportunidade de qualificação profissional. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo e a Agência IFMA de Inovação (AGIFMA), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CATI/MCTI), abrem inscrições para processo seletivo simplificado para preenchimento de 150 vagas em curso de capacitação em Inteligência Artificial, na modalidade a distância – EAD.

De acordo com o professor Daniel Lima Gomes Jr. (chefe da Agência IFMA de Inovação – AGIFMA/PRPGI), “a expectativa é contribuir para a capacitação de alunos em Inteligência Artificial, colocando esse conteúdo em prática no mercado. Além disso, é um projeto que utiliza o benefício da Lei de Informática e uma parceria com a Softex, que é referência em execução de projetos de inovação em todo o Brasil. Esperamos que seja o primeiro de muitas parcerias, sendo o Departamento de Computação do Campus Monte Castelo, credenciado no CATI/MCTI para execução desse tipo de projeto com empresas”.

O curso tem o objetivo de proporcionar à comunidade local uma oportunidade de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal, com a finalidade de promover capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos a profissionais para a inserção no mercado de trabalho, nas áreas da educação profissional e tecnológica, em consonância com a realidade local, regional e nacional, através da participação da comunidade em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Seleção 

Os candidatos vão passar por um teste classificatório, contendo 10 (dez) questões de múltipla escolha, referentes a conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do curso, devendo o candidato respondê-las para que sua inscrição seja concluída. O questionário é classificatório e não possui caráter eliminatório.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas entre o período de 19 a 30 de janeiro de 2023. Para realizar a inscrição, os candidatos devem: possuir um e-mail válido e ativo no Gmail; preencher todos os itens do formulário aqui, anexando os documentos descritos no item 3.2 do edital; responder às questões do teste de múltipla escolha destinado à classificação dos candidatos e, por fim, pressionar o botão “enviar” ao término do preenchimento do formulário.

Após o preenchimento do formulário os candidatos devem enviar:  comprovante de nível de escolaridade completo sob a forma de declaração emitida pela instituição de ensino ou certificado de conclusão (frente e verso do documento); e RG ou CNH (frente e verso do documento). Todas as cópias dos documentos devem ser legíveis, anexadas por etapas, de acordo com o preenchimento do formulário no momento da realização da inscrição. O formato do arquivo pode ser imagem ou PDF. 

Resultado final 

O resultado, após o período de interposição de recursos, vai ser divulgado no dia 07 de fevereiro, no site: https://inova.ifma.edu.br/capacitacao-ia-softex/. Os outros prazos da seleção estão disponíveis no edital do certame, bem como na retificação publicada. A ementa completa do curso está disponível no anexo I do edital.

Realização do curso e início das aulas 

O curso será realizado de forma remota, totalmente online, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com carga horária total de 100 horas, conforme disposição no Anexo I, do Edital. A aula inaugural está prevista para ocorrer no dia 09 de fevereiro. 

Este projeto foi apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito do PPI-Softex, coordenado pela Softex e publicado como Residência em TIC 09 (processo 01245.005714/2022-18).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.