Copa do Mundo 2022

Jogo do Brasil contra Camarões muda horário de bancos, comércio e mais no Maranhão

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (2), às 16h.

Imirante.com*

Atualizada em 09/12/2022 às 07h25
A maioria das lojas faz uma pausa no expediente. Foto: Arquivo/O Estado.
A maioria das lojas faz uma pausa no expediente. Foto: Arquivo/O Estado.

SÃO LUÍS - O jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo do Qatar nesta sexta-feira (2), às 16h, altera os horários de funcionamento de bancos, comércio, funcionalismo público e de outros serviços.

No Maranhão, segundo a norma estabelecida pelo Executivo local para os jogos que começam às 16h, ou seja, a partida de hoje contra Camarões, o expediente será das 8h às 14h. 

O horário de funcionamento dos órgãos, fundações e autarquias do município de São Luís também é diferenciado, mantendo serviços essenciais inalterados, como Limpeza Pública, Saúde, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito, Defesa Civil e Terminal de Integração de Passageiros.

Governo do Estado e Prefeitura de São Luís

  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h


Comércio

Com relação ao horário de funcionamento do comércio em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) já tinha informado que não há regra específica prevista em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Ou seja, as empresas têm liberdade para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente. Para a compensação das horas não trabalhadas é necessário firmar, previamente, acordos individuais com os empregados. A maioria acaba fazendo uma pausa no expediente para torcer pela nossa seleção.

Segundo a Fecomércio-MA, em caso de interrupção por decisão exclusiva da empresa, as horas não trabalhadas não poderão ser compensadas posteriormente pelo empregado.

Bancos

Os bancos também seguem expediente diferente, seguindo decisão comunicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O horário de funcionamento hoje é das 9h às 14h. Em todos os casos, considera-se o horário de Brasília.

Se o Brasil avançar para as etapas seguintes e tiver algum jogo marcado para às 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores. 

Supermercados

Os supermercados vão funcionar normalmente neste dia de jogo do Brasil.

Defensoria Pública do Maranhão

  • Quando os jogos ocorrerem às 16h, o expediente irá até 14h

 

Tribunal de Justiça do Maranhão

O expediente interno é encerrado às 14 horas, quando o jogo da Seleção tiver seu início às 16 horas, mantido o trabalho remoto para o atendimento de medidas urgentes.

Em caso de classificação para as etapas subsequentes, haverá regulamentação específica. Já o Plantão Judiciário de 1º e 2º Graus funcionará em seu horário normal.

Ministério Público do Maranhão

  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h

 

Órgãos do governo federal no MA

De acordo com as orientações, publicadas no Diário Oficial da União, nos dias em que o jogo da seleção brasileira ocorrer às 12h, não haverá expediente; quando o Brasil jogar às 13h, funcionários serão dispensados às 11h; em dias de jogos às 16h, o trabalho é encerrado às 14h.

As regras se estendem a todos os servidores e empregados públicos, os contratados temporários e os estagiários. Ainda de acordo com a portaria, as horas não trabalhadas por conta dos jogos terão de ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023.

Energia elétrica

A Equatorial Maranhão reorganizou os horários de funcionamento de suas agências e postos de coleta do E+ Reciclagem. 

Nesta sexta (2), quando a seleção joga com Camarões às 16h: as agências de atendimento funcionarão de 8h às 15h; os postos do E+ Reciclagem estarão abertos de 8h às 14h.

Caso queira trocar material reciclável por bônus na conta de energia em um dos postos do E+ Reciclagem, o cliente deve antecipar ou deixar a entrega para depois. 

Vale destacar que as mudanças de horários se aplicam somente ao atendimento ao público e demais trabalhos administrativos. O Centro de Operações Integradas e setores operacionais seguem funcionando 24h. 

*Com informações das assessorias de Comunicação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.