Oportunidade

Vale oferece 84 vagas de estágio no Maranhão; saiba como se inscrever

Podem se candidatar ao seletivo estudantes que estejam cursando o Ensino Superior, com previsão de formatura entre dezembro/2023 e dezembro/2025.

Imirante.com, com informações da Vale

- Atualizada em 25/05/2022 às 09h06
Inscrições ficam abertas até dia 28 de junho.
Inscrições ficam abertas até dia 28 de junho. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Estão abertas, desde essa terça-feira (24), as inscrições para o programa de Estágio 2022 da Vale. No Maranhão, são ofertadas 84 vagas, distribuídas nas cidades de São Luís, Santa Inês e Açailândia. O programa busca candidatos que representem a diversidade do Brasil e que tenham muita vontade de aprender e evoluir junto com a empresa.

Neste ano, a Vale vai oferecer aos inscritos no programa uma experiência diferenciada durante o processo seletivo. Os candidatos terão acesso a uma plataforma de realidade virtual e, por meio dela, poderão navegar com avatares pelas principais carreiras da empresa, tendo acesso a conteúdos exclusivos sobre os negócios da Vale e podendo esclarecer dúvidas sobre as etapas do recrutamento.

Outra novidade do Programa de Estágio 2022 é a oportunidade que a empresa vai oferecer aos estudantes de Tecnologia, nas áreas de redes e analytics. Os estagiários aprovados no processo, além de atuarem ativamente na Vale e aprenderem sobre a aplicação de tecnologia na mineradora, terão uma experiência de aprendizagem diferenciada nos temas de redes, cloud e analytics, com acesso a conteúdos e mentorias de empresas reconhecidas no mercado.

Sobre a candidatura

Podem se candidatar ao processo seletivo da Vale pessoas que estejam cursando o Ensino Superior, com previsão de formatura entre dezembro/2023 e dezembro/2025. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de junho pelo site www.vale.com/estagio e a carga horária de trabalho é de até 6 horas.

Neste ano, as vagas contemplam três formatos de trabalho: presencial, remoto com acesso frequente às unidades da Vale ou remoto com acesso eventual às unidades da empresa. As especificações de cada vaga também estão disponíveis aqui

O Programa de Estágio 2022 vai oferecer oportunidades em cursos como Engenharias, Tecnologia, Geologia, Administração, Comunicação, Psicologia, Direito e Economia, entre outros, com previsão de contratação a partir de setembro. Por um período de até dois anos, os estagiários terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão por meio de mentorias de carreira, acesso a uma trilha exclusiva de desenvolvimento em temas relevantes, além de experiências práticas na rotina e em projetos da empresa. O estágio possibilita, ainda, que o estudante desenvolva e aprimore habilidades teóricas e comportamentais que serão fundamentais durante sua jornada profissional.

A estudante de Engenharia Química Carla Maria Pereira, de 24 anos, está no 10º período da faculdade e foi uma das aprovadas no programa de estágio da Vale em 2021. Atuando na equipe de Confiabilidade Operacional da Usina de Pelotização, no Maranhão, ela destaca que trabalhar na mineradora tem sido uma experiência valiosa, que une aprendizagem, respeito e colaboração. 

“Tenho tido a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na faculdade e de atuar em equipe. Somos um time e, juntos, vamos mais longe. A Vale é uma empresa que cuida dos seus funcionários e nos fornece todas as ferramentas necessárias para ampliar o nosso conhecimento. Tenho segurança para realizar minhas funções em um ambiente no qual sou ouvida e respeitada. É a minha primeira experiência profissional e já carrego uma grande bagagem”, afirma.

Para Mira Noronha, gerente global de Atração de Talentos na Vale, o Programa de Estágio reforça a transformação cultural pela qual a mineradora está passando. “Sendo uma empresa movida por pessoas, a Vale busca estudantes que almejam se desenvolver profissionalmente em um ambiente de trabalho criativo, diverso e dinâmico. A Vale valoriza as diferenças de cada um e oferece oportunidade de crescimento na carreira com um aprendizado contínuo”, afirma.

Pré-requisitos

Podem se candidatar estudantes cursando ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2023 e dezembro de 2025. Os estudantes precisam apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio. O processo também inclui oportunidades para pessoas com deficiência. A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.

Os candidatos às vagas em formato presencial ou de acesso frequente à Vale só poderão se inscrever para vagas no estado onde residem. Já os que se candidatarem às vagas que exigem um acesso eventual à empresa podem residir em uma localidade diferente. 

Processo seletivo

O processo seletivo para o Programa de Estágio será online e acontecerá em cinco etapas, todas eliminatórias, que incluem inscrições e avaliações, painel com gestores e gestoras, exames médicos admissionais e divulgação de resultados. Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelo site. 

Benefícios

Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,14 (valores variam de acordo com a carga horária), vale-transporte (quando aplicável), vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável) e terão direito a assistência médica, trilha de desenvolvimento de carreira exclusivo para estagiários (as), acesso ao Gympass, auxílio ergonomia (exceto para vagas de trabalho em formato presencial), programa de assistência ao empregado, seguro de vida e cesta de Natal, além de recesso remunerado de 15 dias a cada seis meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.