Edital

Programa oferece oportunidade de intercâmbio em Portugal para professores da rede pública

Os interessados têm até o dia 6 de maior para se inscrever.

Imirante.com

Os professores contemplados na chamada pública vão participar de intercâmbio acadêmico e científico em Porto e Coimbra, Portugal.
Os professores contemplados na chamada pública vão participar de intercâmbio acadêmico e científico em Porto e Coimbra, Portugal. (Foto: reprodução / Google Maps)

SÃO LUÍS - O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou, na última semana, o edital “Professor Cidadão do Mundo”. O edital é voltado para professores da educação básica, educação profissional e tecnológica com vínculo empregatício efetivo com instituição de ensino pública do Maranhão.

Os professores contemplados na chamada pública vão participar de intercâmbio acadêmico e científico em Porto e Coimbra, Portugal.

Durante intercâmbio eles participarão de curso de formação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais e Robótica. Os interessados têm até o dia 6 de maior para se inscrever. O edital com todas as informações está disponível no site da fundação – www.fapema.br.

O diretor-presidente a Fapema, André Santos, conta que serão investidos mais de R$ 1,2 milhão na chamada pública. “Seguindo orientação do governador Carlos Brandão, lançamos o edital que tem como objetivo estimular a mobilidade docente junto a professores e professoras da educação básica e educação profissional tecnológica do Maranhão. Durante o intercâmbio eles farão uma imersão se capacitando nas áreas propostas no edital e quando voltarem serão multiplicadores desse conhecimento”, disse André Santos.

Ele destacou ainda que o edital integra o Programa Cidadão do Mundo, programa de sucesso, implantado desde 2016 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Fapema, com o objetivo de oferecer intercâmbio internacional, com foco em idiomas estrangeiros aos jovens maranhenses egressos do ensino médio da rede pública de ensino.

“Agora vamos levar professores. Serão selecionados até 45 candidatos, sendo 25 para qualificação na área de Metodologia Ativas Educacionais Digitais, na Universidade de Coimbra e até 20 para Robótica no Instituto Politécnico do Porto”, pontuou o presidente da Fapema.

As propostas devem ser submetidas on-line, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico na plataforma Patronage disponível em https://patronage.fapema.br.

A exemplo de outros editais, para as mulheres pesquisadoras que foram beneficiadas como auxílio Licença Maternidade a partir de 1º de janeiro de 2019, será considerado 1 ano a mais na avaliação curricular, a contar de janeiro de 2018. O período de licença maternidade deverá constar no Currículo Lattes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.