Intercâmbio

Prorrogadas inscrições do Programa Jovens Embaixadores

Estudante podem efetuar suas inscrições até 17 de fevereiro.

Imirante.com, com informações da Seduc

Atualizada em 26/03/2022 às 18h23
Selecionados terão a chance de fazer intercâmbio de três semanas nos EUA em julho de 2022.
Selecionados terão a chance de fazer intercâmbio de três semanas nos EUA em julho de 2022. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os estudantes da rede estadual de ensino têm até o dia 17 de fevereiro para efetuar suas inscrições no Programa Jovens Embaixadores (PJE), ação do Departamento de Estado norte-americano, coordenada no Brasil pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. A inscrição é feita de forma on-line nesta página na internet.

Pode se inscrever qualquer jovem que atenda aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro; ter idade entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; estar matriculado no Ensino Médio da rede pública federal, estadual e municipal; ter cursado ou estar cursando pelo menos a 1ª série em 2021; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo(a); estar, atualmente, engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo e/ou impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

O PJE é voltado para estudantes com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, tanto de pequeno ou grande porte, gerem benefícios e ajudem a promover o bem-estar social em suas comunidades.

Nessa edição, serão selecionados 50 estudantes de todo o país, e os jovens selecionados terão a chance de fazer intercâmbio de três semanas nos EUA em julho de 2022, desde que as condições da pandemia da Covid-19, no período, sejam favoráveis ao encontro presencial.

O Programa Jovens Embaixadores, criado em 2002, é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública. Os jovens devem se destacar em suas respectivas comunidades por atitudes positivas, contar com um bom desempenho acadêmico, além de ter conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O programa tem foco também no desenvolvimento de habilidades para que o estudante possa iniciar planos para sua carreira profissional, buscando oportunidades e que possam pensar em como usar suas habilidades num ambiente em constante transformação. Ao vivenciar a experiência de ser um Jovem Embaixador, o estudante pode ampliar seus horizontes e, além disso, proporcionar estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.