SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições do segundo edital para chamamento público, com o objetivo de selecionar indígenas para o recebimento de benefício, visando a execução de sistema agroecológico, no âmbito do Sistema Integrado de Produção de Tecnologias Sociais (Sistec), em atendimento ao Programa Maranhão Verde – Eixo Indígena. O edital vai beneficiar mil indígenas de 20 terras indígenas, com recurso na ordem de R$ 2.700.000 milhões.
A inscrição é gratuita e ficará aberta até 14 de janeiro de 2022. O edital está no site da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Veja aqui.
Estão aptos a participar deste edital pessoas de todas as terras indígenas do Estado, bem como indígenas inseridos em áreas que estejam em processos demarcatórios em andamento pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O valor individual do fomento é de R$ 2.700 reais podendo ser apresentado propostas individuais ou coletivas, alinhadas ao acompanhamento técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
Serão apoiados, por meio do edital, projetos de consorciamento entre espécies nativas e alimentares, de sistemas agroflorestais e agroextrativistas, de roças agroecológicas, de criação de abelhas nativas, criação de animais de pequeno e médio porte (ovinocaprinos, peixes, aves, animais silvestres) e de processamento de produtos agroextrativistas.
Podem submeter propostas ao edital os povos indígenas residentes das terras indígenas de Geraldo Toco Preto, Caru, Morro Branco, Porquinhos, Urucu/Juruá, Lagoa Comprida, Alto Turiaçu, Krikati, Awá, Rio Pinidaré, Kanela, Rodeador, Bacuriznho, Arariboia, Governador, Cana Brava/Gujajajara e a Reserva Indígena Krenyê, Taquaritiua, Tremembé de Raposa, Tremembé de Engenho.
A chamada pública é promovida por meio da SAF, em parceria com as Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
Saiba Mais
- Justiça decide arquivar processo contra indígenas suspeitos de roubar e manter reféns em aldeia no Maranhão
- Após conserto de torre de energia, indígenas derrubam mais uma no Maranhão
- Em protesto, índios derrubam torre de energia no Maranhão
- Após mais de 48h, servidores do Dsei são libertados por indígenas no Maranhão
- Indígenas detêm servidores do Dsei após problema no abastecimento de água no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.