Audiovisual

Abertas inscrições da 2ª edição do "Olha já", que oferta minicursos

Jorge Bodansky, diretor do clássico Iracema, uma transa amazônica é um dos palestrantes desta edição.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02

SÃO LUÍS - O II Seminário de Audiovisual – “Olha Já” que será realizado de 12 a 15, 20 e 21 de agosto, tem o objetivo de apoiar a formação técnica cinematográfica para a região, fomento de iniciativas audiovisuais independentes, apreciação - visando formação de público para variadas linguagens cinematográficas - e o debate acerca do desenvolvimento do setor na Amazônia. O projeto foi selecionado no Edital de Audiovisual da Lei Aldir Blanc do Pará.

Esse ano o “Olha Já” terá em sua programação uma palestra com o cineasta Jorge Bodanzky, diretor do clássico Iracema: uma transa amazônica, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros. Também terá palestras com a cineasta indígena Graciela Guarani e a atriz paraense Joyce Cursino.

Os minicursos trazem uma interessante oportunidade de formação profissional na área do audiovisual. A multiartista paraense Naieme, irá ministrar Direção de Arte, o cineasta santareno Emano Loureiro, Roteiro de Curta Metragem e o cineasta paulista Gregório Gananian, Direção Cinematográfica e de Fotografia.

“Uma mostra muito importante para fomentar a nossa cultura, trazer a nossa Amazônia em pauta com o desenvolvimento da juventude, dos profissionais do audiovisual. Temos uma linguagem própria, uma cultura riquíssima. No curso de direção de arte, basicamente vamos falar de teoria e prática, o que é o diretor faz, como desenvolve, figurino, maquiagem, cenário e roteiro”, destaca uma das ministrantes do minicurso de Direção de Arte, Naieme Reis.

O seminário também contará com painéis: “História do Audiovisual no Pará”, “Festivais de Cinema: intercambio Amazônia-Brasil” e “Lei Aldir Blanc para sempre” e também com exibições presenciais em Alter do Chão dos filmes “Inaudito” de Gregório Gananian e “O olhar do boto” também de Gananian e o artista plástico José Roberto Aguillar.

A curadora do Olha Já, Priscila Tapajowara, ressalta sobre a importância de ter a perspectiva amazônica na produção audiovisual, “nós povos amazônicos precisamos ocupar esses espaços, do cinema, das telas, tanto do celular, televisão como também do cinema, é a gente produzir nossos conteúdos, nossos materiais, filmes, é a gente se tornar protagonista da nossa história”.

Para garantir a sua vaga nos minicursos, as inscrições estão sendo realizadas por meio do link: territoriodasartes.org/inscricoesolhaja/

“Estamos muito animados em proporcionar uma extensa programação este ano com o ‘Olha Já’ que caminha para ser um dos maiores projetos de formação audiovisual da Amazônia. Por conta da Lei Aldir Blanc conseguimos proporcionar além da qualificação técnica, incentivo à produção local com o Concurso de Bolsas que contemplou quatro propostas de curta metragem e também incentivar a difusão da produção de audiovisual”, projeta Raphael Ribeiro, coordenador do Instituto Território das Artes (ITA).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

- MINICURSOS

12,13 14 e 21 DE AGOSTO (QUINTA, SEXTA E SÁBADO)

- 8h às 12h

- Direção de Arte

Ministrante: Naieme

Monitora: Priscila Castro

- Direção e Direção de Fotografia

Ministrante: Gregório Gananian

Monitora: Ayla Tapajós

- Roteiro de Curta Metragem

Ministrante: Emano Loureiro

Monitor: João Carlos

13 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

19h - SESSÃO DE CINEMA

Exibição do filme “Inaudito”, bate-papo com o diretor Gregório Gananian

Local: Cabana do Tapajós (Alter do Chão)

14 DE AGOSTO (SÁBADO)

14h - PALESTRA

TEMA: Audiovisual e inclusão em tempos de pandemia

- Joyce Cursino

Mediação: João Carlos

16h - CURTAS CONVERSAS

Filme: O menino encantado

Udirley Andrade

Mediação: João Carlos

17h -PAINEL

Tema: História do Audiovisual no Pará

Participantes: Alenilson Ribeiro (ator e historiador de Santarém-PA), Zienhe Castro (cineasta), Emano Loureiro (cineasta)

- Moderadora: Raphael Ribeiro

19h - CURTAS CONVERSAS

Filme: Brasil

Aly Muritiba

Mediação: Raphael Ribeiro

15 DE AGOSTO (DOMINGO)

14h - PALESTRA

Tema: Cinema Oguata: o cinema caminhante

- Graciela Guaraní

Mediação: Priscila Tapajowara

16h - CURTAS CONVERSAS

Filme: O que é Sairé?

Fábio Barbosa

Mediação: Ayla Tapajós

17h - PAINEL

Tema: Festivais de Cinema- intercâmbio Amazônia/Brasil

Painelistas: Antônio Júnior - Festival Olhar de Cinema (Curitiba); Érika Bauer – Festival de Cinema da UNB (Brasília); Raphael Ribeiro – CineAlter: Festival de Cinema de Alter do Chão (Santarém); Zienhe Castro – Amazônia DOC (Belém)

Mediação: Raimunda Monteiro

19h - CURTAS CONVERSAS

Filme: GARIMPANDO MEMÓRIAS: Olhares femininos sobre o Morro D'água Quente

Tarsila Alves

Mediação: Ayla Tapajós

20 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

19h - SESSÃO DE CINEMA

Filme: O Olhar do Boto

Direção: José Roberto Aguillar e Gregório Gananian

21 DE AGOSTO (SÁBADO)

10h – ENCERRAMENTO DOS MINICURSOS

- Troca de experiência, apresentação de resultados e considerações finais dos instrutores e coordenação do evento;

17h - PAINEL

Tema: Lei Aldir Blanc para Sempre

Convidados: Rep. da Secretaria de Cultura do Pará (SECULT), Eliana Pires e Valcir Bispo Santos - Fórum de Culturas do Pará, Priscila Castro - Comissão de Fazedores de Santarém, Dep. Federal Airton Faleiro

Mediação: Raphael Ribeiro

19h - PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Tema: Amazônia, a nova minamata?

Jorge Bodanzky

Mediadores: Raimunda Monteiro e Raphael Ribeiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.