incentivo

Campanha de doação de sangue será nesta quarta-feira (3) no Fórum de São Luís

Objetivo é conseguir doadores entre os servidores, magistrados e demais operadores de direito.

Imirante.com, com informações do CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
( Foto: Divulgação/CGJ-MA)

SÃO LÚÍS - A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa realiza nesta quarta-feira (3) a campanha de doação de sangue “Você é a gota que falta”. A iniciativa é uma parceria com a Divisão Psicossocial do Tribunal de Justiça e Hemomar que disponibilizará uma unidade móvel para coleta, em frente ao fórum, no Calhau. O objetivo é conseguir doadores entre os servidores, magistrados e demais operadores de direito, além de pessoas da comunidade que estiverem no fórum no dia da campanha.

A coleta de sangue, realizada por profissionais do Hemomar, será das 9h às 17h. O chefe da divisão médica e odontológica do fórum, Marcondes Tavares Filho, explica que a unidade móvel possui capacidade para atender quatro pessoas simultaneamente. A coleta dura, em média, 15 minutos; é feita com material estéril e descartável, sem risco de contrair doença. Antes da coleta, o doador passa por avaliação clínica e entrevista de forma individual e sigilosa.

O diretor do fórum, juiz Osmar Gomes dos Santos, disse que a campanha integra o calendário de ações desenvolvidas pela diretoria do órgão ao longo do ano, a exemplo das campanhas periódicas de vacinação, palestras sobre medidas voltadas para a saúde do público interno e outras atividades. Em 2015 estão sendo realizadas também diversas atividades de integração, valorização do público interno e humanização do ambiente de trabalho.

Incentivo à doação

O projeto “Doar é Amar”, desenvolvido pela divisão psicossocial do Tribunal de Justiça em articulação com a diretoria do fórum de São Luís, por meio da divisão médica e odontológica, visa estimular a doação de sangue pelos magistrados e servidores do poder judiciário, contribuindo para a manutenção de estoque de sangue no Hemocentro do Maranhão. Atende também aos magistrados, servidores e seus dependentes, quando houver necessidade de transfusão de sangue. Todo o trabalho é realizar em parceria com o Hemomar.

Por que doar

O ato é voluntário e salva vidas. É um gesto de solidariedade e cidadania. A doação é segura e quem doa uma vez não é obrigado a fazê-lo sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem sangue regularmente.

Em cada doação são realizados exames que incluem pesquisa para Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, Sífilis e HTLV I/II. Havendo qualquer alteração nos resultados, o doador será convocado para confirmação de exames. O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

Condições básicas para doar sangue

Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

Estar bem de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos de idade. Adolescentes só doam mediante consentimento formal do responsável legal;

Pesar acima de 50 Kg;

Não estar em jejum;

Dormir bem nas últimas 24 horas;

Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;

Não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.