SÃO LUÍS - O Procon, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), está articulando parcerias para a realização do II Semana de Renegociação de Dívidas. A primeira delas foi com o Rio Anil Shopping, que também sediará o evento de 12 a 15 de março.
A Semana de Renegociação de Dívidas, que também celebrará o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, tem como objetivo auxiliar os consumidores que se encontram com endividamento e prevenir a formação de novos consumidores superendividados.
Já foram convidadas 18 empresas, nos seguimentos do comércio varejista, telefonia fixa e celular e TV por assinatura. Também foi articulada a participação da Companhia Energética do Maranhão – Cemar, além de instituições financeiras.
Para o gerente do Procon/MA, Kleber José Moreira, o significativo aumento do acesso ao crédito e o aperfeiçoamento constante da publicidade, são alguns dos motivos que levam as pessoas ao aumento do consumo, ocasionando o superindividamento.
“A Semana de Renegociação de Dívidas é mais um canal de diálogo entre consumidor e o fornecedor, a fim de que a saúde financeira do consumidor seja resgatada. Além disso, colaboramos com o cenário nacional de alinhamento dos órgãos de proteção e defesa do consumidor no combate e tratamento ao superendividamento,” afirmou Kleber Moreira.
No ano passado a Semana de Renegociação de Dívidas realizou quase 2.000 atendimentos em três dias de evento. Para este ano, o Procon/MA pretende dobrar esse número.
Para a secretária da Sedihc, Luiza Oliveira, este evento é um importante aliado na busca constante pelos direitos humanos, dentro de suas transversalidades. “Direito do consumidor é um direito humano. E, perante isso, estaremos sempre disponíveis para ajudar o Procon a construir um Maranhão mais justo a todos os cidadão”, completou Luiza Oliveira.
Para participar, o consumidor deverá se dirigir ao Rio Anil Shopping, no período do evento, portando, de preferência, a documentação necessária para a realização da negociação, como RG, CPF, comprovantes de pagamento ou comprovante de renda.
Saiba Mais
- MP-MA denuncia ex-prefeito e outros cinco por fraudes em contratos
- Prazos processuais serão suspensos até o dia 20 de janeiro
- Advogados trabalhistas reclamam de falhas no Processo Judicial Eletrônico
- Cresce número de processos julgados pelo TJMA
- Número de processos cresceu 8,8% em 2011 e chegou a 90 milhões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.