SÃO LUÍS - Nesta semana, no quadro Você quer saber, do Bom Dia Mirante, a maioria votou no tema "Testes de sanidade mental". Os repórteres Werton Araújo e Francisco Batalha verificaram que existem dois tipos de teste para verificar a sanidade mental.
Você sabe como está a sua saúde mental? Às vezes não adianta ter um corpo "são" se cabeça não vai bem. É preciso então identificar a causa do problema por meio de uma avaliação psiquiátrica ou neuropsicológica.
A avaliação serve para indicar o estado mental da pessoa. São entrevistas e testes feitos por especialistas que podem diagnosticar algum tipo de transtorno. O laudo é feito, também, para fins jurídicos ou trabalhistas.
Durante a consulta são analisadas as funções mentais. Os testes avaliam pontos como, por exemplo, discurso, coerência, atenção, memória e afeto.
O médico Ruy Palhano explica que a avaliação psiquiátrica vai mostrar se há ou não algum tipo de alteração na mente da pessoa e quanto mais cedo se descobrir melhor será feito o tratamento. O psiquiatra conta que a dependência química é um dos fatores que levam ao descontrole mental e pode ainda estar associada a outros transtornos.
Nos casos que envolvem a Justiça, o laudo de sanidade mental é mais complexo. A perícia psiquiátrica é usada para ajudar a esclarecer se o acusado agiu ou não ciente de seus atos.
O teste pode ainda revelar se a pessoa é capaz ou não de desempenhar determinada função no trabalho. A avaliação neuropsicológica geralmente é exigida para nomeação em cargos públicos ou contratação.
Entrevista
Para esclarecer algumas dúvidas, o Bom Dia Mirante conversou com o psiquiatra Ricardo Vansconcelos Santos (assista à íntegra da entrevista logo após a reportagem em vídeo).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.