Indústria e Comércio

Curso de capacitação para Refinaria tem início nesta terça-feira

Bacabeira e Rosário receberão as primeiras turmas dos cursos de capacitação profissional.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - As primeiras turmas dos cursos de capacitação profissional voltados para a primeira fase da construção da Refinaria Premium da Petrobrás terão início nesta terça-feira (1º) nos municípios de Bacabeira e Rosário.

A aula inaugural dessas turmas ocorrerá nesta segunda-feira (28), com a participação de representantes da petrolífera e do Ministério do Trabalho, além do secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, que está oferecendo o suporte necessário para a realização do projeto de qualificação.

Os cursos disponíveis são da área de Construção Civil, especificamente para as ocupações de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor, mão-de-obra fundamental para a primeira etapa da obra. São Luís e Santa Rita também têm turmas previstas com início para este mês de março.

"O Governo do Estado está fazendo o possível para qualificar maranhenses, com vistas a atender à demanda da refinaria, seja no nível profissional mais básico, seja no nível profissional intermediário", explicou José Antônio. "Temos cerca de sete mil vagas de qualificação para seis municípios e o projeto já está sendo posto em prática, com a rapidez que um empreendimento da grandeza da refinaria exige", enfatizou.

As cidades inicialmente contempladas estão inseridas na chamada Área de Influência Direta do Empreendimento, no caso, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís. Posteriormente, as cidades de Morros e Icatu serão incluídas no projeto.

A carga horária dos cursos é de 200 horas, com ênfase nos conhecimentos específicos, mas contando com 40 horas para tratar de conteúdos gerais, como segurança no trabalho, direitos e deveres trabalhistas e noções de empreendedorismo.

Empreendimento

A Refinaria Premium I da Petrobrás, que está sendo erguida em Bacabeira, será a maior da América Latina, com capacidade de processar até 600 mil barris de petróleo por dia, quando estiver em pleno funcionamento. O projeto deve incluir a construção de um porto e a instalação de um pólo petroquímico, a exemplo do que funciona em Camaçari (BA).

Dentre as expectativas geradas pelo empreendimento, somente para o município de Bacabeira, que conta com uma população em torno de 15 mil habitantes, analistas esperam que a cidade se torne a mais rica do país, em termos de PIB per capita, em função dos royalties gerados pela produção do petróleo.

Turmas de capacitação profissional

- Turmas de Bacabeira e Rosário: início em 01 de março

- Turmas de Santa Rita: início em 17 de março

- Turmas de São Luís: início em 23 de março

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.