SÃO LUÍS - A capital maranhense sedia, na próxima semana, um dos principais eventos socioambientais da atualidade: o "Festival Manguezais do Brasil".
O motivo? São Luís é a capital do Estado da Federação que abriga a maior área de manguezais do país, bem como, a maior porção do maior "cinturão" de manguezais do mundo, os manguezais amazônicos, que compreendem o litoral do Maranhão, Pará e Amapá.
O evento que pretende reunir os povos da maré para dialogar com pesquisadores e profissionais ligados à pesca e à extração de mariscos de todo o Brasil, está sendo organizado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que possuem escritórios regionais no Maranhão.
A abertura do evento está marcada para as 9h da manhã da terça-feira (23), no teatro João do Vale (Praia Grande), e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o Superintendente do ICMBio, Rômulo José Fernandes Barreto Mello além de autoridades maranhenses e representantes dos povos da maré de todo o Brasil.
Durante os quatro dias de evento, ocorrerão palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho que vão discutir a questão da sociabilidade em áreas de manguezais.
Clique e veja a programação completa do evento
Desta forma, este evento pretende promover a difusão de conhecimentos tradicionais gerados nesses ecossistemas, sua riqueza cultural, sua biodiversidade e seus impactos. Pretende também, promover a educação ambiental, expor a cultura existente das diversas comunidades que vivem no manguezal, promover a mobilização e a integração social, a educação ambiental envolvendo a música, teatro, dança, exposições, competições e apresentações ligadas ao meio ambiente do Manguezal constituindo uma rede "Manguezal do Brasil".
Conscientização ambiental
Os manguezais são ecossistemas de grande importância socioambiental e precisam ser reconhecidos pela sociedade civil, gestores públicose instituições de ensino e pesquisa como ecossistemas que apresentam também grande valor econômico e cultural.
O evento proposto visa sensibilizar a opinião pública nacional em relação aos bens e serviços associados aos ecossistemas manguezais, e importância e conhecimento ancestral dos povos e populações tradicionais que dependem deste ecossistema e vem, historicamente, manejando de maneira sustentável e lutando por sua conservação.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas online pelos interessados gratuitamente pelo festivalmanguezaisdobrasil.blogspot.com.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.