SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), abriu inscrição a partir de hoje, 2, com extensão até à próxima sexta-feira, 6, para o Curso Pré-Vestibular da Cidadania, realizado em parceria com a Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA).
De acordo com o edital assinado na semana passada, entre o reitor José Augusto Oliveira, da UEMA e o reitor da UNIVIMA, Othon Bastos, para se inscrever os interessados deverão acessar o site: www.univima.ma.gov.br/prevestibular. Além disso, devem também provar que concluíram ou estar concluindo a 3ª série do ensino médio ou equivalente em escolas públicas.
No documento, exige-se ainda, que, o candidato não esteja matriculado em nenhuma universidade nem tenha diploma de curso superior. Mostra também que, das 1.900 vagas oferecidas pelas duas instituições, 51% desse total deve ser destinado às populações afro-descendentes, indígenas ou descendentes.
Para esta edição, a UEMA está oferecendo 700 vagas para os municípios de São Luís (100), Bacabal (100), Balsas (100), Carolina (100), Colinas (100), Timon (100) e Zé Doca (100). E durante os 10 meses de duração do curso, os estudantes terão aulas nas seguintes disciplinas: matemática, português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, química física e biologia, bem como de sociologia e filosofia, ministradas num formato especial para o projeto.
O curso terá uma carga horária de 720 horas, dividida em três etapas: Semi-Presencial, que corresponderá a 30% da carga horária, a ser ministrada por meio de videoconferência, transmitida de São Luís para os demais pólos; Tutoria, que corresponderá a 20% também da carga horária e Estudos Independentes, correspondente a 50% da carga horária.
De acordo com o coordenador do NEAD, Roberto Serra, esta é a 6ª edição do Vestibular da Cidadania realizada pela UEMA. “Na verdade, o curso já existe desde 2002 e cerca de 20 mil alunos foram preparados pela instituição para o enfretamento de concursos em universidades no Maranhão e fora do estado”, disse o professor. E continuou: “A UEMA está atenta aos desafios para a superação dos indicadores de exclusão social, e através do vestibular da cidadania dá sua parcela de contribuição, oportunizando aos menos favorecidos novos conhecimentos que os ajudarão no êxito em processos seletivos de qualquer universidade brasileira”.
A seleção visa atender, prioritariamente, aos candidatos que comprovarem insuficiência de recurso financeiro, ou seja, aqueles apresentarem renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, respeitando o número de vagas para cada pólo e o resultado da avaliação socioeconômica.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.