Dicas

Estudante deve repensar carreira escolhida

Do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h06

SÃO PAULO - Insistir num mesmo curso durante vários anos, sem sucesso no vestibular, pode ser sinal de que a carreira escolhida não é a melhor opção para o estudante, alerta Maria Irene Maluf, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). “Se a pessoa tenta várias vezes e não passa, deve fazer um teste vocacional para saber se escolheu a profissão certa”, afirma.

No teste vocacional, o psicólogo ou psicopedagogo avalia a pessoa e a ajuda a identificar suas habilidades e quais carreiras seriam mais indicadas de acordo com o seu perfil .

Outro problema, segundo ela, pode ser a técnica de estudo escolhida. Pessoas que sentem dificuldade em aprender podem não está estudando da maneira correta. De acordo com a psicopedagoga, em geral, aos 17 anos, a pessoa já sabe qual método é melhor para si. Quem sente dificuldade deve procurar ajuda de um psicólogo ou psicopedagogo para que o profissional possa analisar qual a forma ideal de aprendizagem do aluno.

“Uma dica é [o estudante] tomar como exemplo o período que foi mais bem-sucedido na escola e lembrar como fazia para estudar”, indica Maria Irene.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.