Na UFPB, vestibulandos são eliminados por causa do celular

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

Assim como em outros estados do país, na Paraíba também foi dia de milhares de candidatos mostrarem o que aprenderam durante o ano letivo e outros ainda, começar a luta por uma vaga no ensino superior. Este domingo (26) foi o primeiro dia de provas do PSS 2007 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB ).

Mais de 45 mil candidatos fizeram provas de sete disciplinas com conteúdo da primeira série do ensino médio em oito cidades paraibanas: João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Bananeiras, Patos, Sousa, Areia e Rio Tinto.

Em todos os locais de prova foi adotada uma medida rigorosa para tentar evitar fraudes: os candidatos não podiam levar telefones celulares para os locais de prova. Mesmo que o aparelho estivesse desligado. “O uso de aparelho celular não será permitido sequer no local da prova, desligado ou sem bateria, de forma alguma”, advertiu João Lins presidente da Comissão Permanete de Vestibular (Coperve).

Lins lembrou ainda que o edital do é claro quanto a proibição do aparelho de celular nos locais de prova. “Isso foi bastante divulgado pela imprensa, todos os candidatos sabiam da regra e mesmo assim insistiram em portar o aparelho celular. O edital é claro e nesses casos cabe a eliminação do candidato”, enfatizou o presidente da Coperve. Para evitar a entrada dos telefones nos locais de prova foram utilizados detectores de metais.

Na UFPB, o maior local de prova de João Pessoa, candidatos foram eliminados do precesso por insistir em entrar no local de prova com o aparelho celular. Outros preferiram não arriscar e contaram com ajuda da dona de uma lanchonete do campus que serviu como depósito de celulares. Além dos eliminados, quase 4 mil candidatos não compareceram para fazer as provas.

Amanhã serão realizadas as provas da 2ª série do ensino médio, assim como hoje, das 8h às 12h (lembrando que a Paraíba não está em horário de verão) e a previsão é de que 12.076 candidatos façam provas amanhã. No total, 25.060 estudantes concorrem a uma das 4.447 vagas oferecidas em um dos 84 cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba. Mas 53.130 pessoas estão

inscritas no PSS 2007.

Os candidatos que estão fazendo o conjunto de provas (valendo a vaga na universidade) irão receber o resultado desta primeira etapa no dia 8 de dezembro. Os aptos a realizar as provas da 3ª série farão o exame nos dias 20 e 21 de dezembro onde cerda de 25 mil alunos deverão concorrer às 4.447 vagas oferecidas pela universidade.

O gabarito oficial das provas de hoje pode ser conferido no site da Coperve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.