Conselho da UFMA decide pela extinção do PSG

O Consepe também consolidou a aplicação de Ações Afirmativas na instituição.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h13

SÃO LUÍS - O Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em reunião realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio Cristo Rei, ficou definido que o Processo Seletivo Gradual (PSG) será retirado gradativamente a partir do ano que vem.

Isso significa que, no próximo ano, a UFMA não realizará o PSG I. Com isto, os livros paradidáticos destinados ao PSG I, amplamente divulgados, devem ser desconsiderados.

O restante das vagas oferecidas pelo Vestibular 2007 da UFMA será disputado por candidatos que não se enquadrem ou que não queiram se enquadrar nas vagas destinadas às Ações Afirmativas.

Outras decisões do Conselho diz respeito as Ações Afirmativas. O Consepe consolidou a aplicação de Ações Afirmativas no vestibular 2007 da UFMA. No encontro, o Conselho decidiu que 50% das vagas do Vestibular 2007 serão destinadas a Ações Afirmativas, da seguinte forma: desses 50%, 25% serão destinados a candidatos que se declararem afro-descendentes, independentemente de serem oriundos de escolas públicas ou privadas. Os outros 25% serão destinados exclusivamente a alunos de escolas públicas, independentemente de etnia. Além disso, Uma vaga de cada curso de graduação da Universidade a cada semestre será destinada a portadores de deficiência física e indígenas.

Mais Vagas

O Consepe aprovou também a ampliação do número de vagas para todos os cursos de graduação oferecidos pela UFMA, principalmente os cursos que, até este ano, ofereciam menos de 40 vagas por semestre.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.