SÃO PAULO - Sexta-feira (22) é o último dia para renovação do contrato do Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre. Os beneficiados pelo programa devem fazer a renovação semestralmente, caso contrário o acordo pode ser suspenso.
O tipo de renovação depende do contrato de cada aluno. Se o estudante não fez alteração no documento assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF), basta ir à instituição onde estuda e assinar a renovação. Se houve mudanças no contrato, o aluno deve pegar o documento de regularidade de matrícula, na instituição onde estuda, e ir à CEF com seus fiadores. Se a pessoa for casada, é necessária a presença do marido ou da mulher.
Para a Caixa Econômica as mudanças que devem ser informadas são: alteração do CPF ou do estado civil do estudante ou de seus fiadores, troca de fiador, redução do percentual do prazo de financiamento, modificação no valor do limite do crédito global, restrição cadastral do aluno, do cônjuge ou dos fiadores, parcela trimestral de juros em atraso, e alteração no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da mantenedora da instituição de ensino.
Como funciona
Para ingressar e se manter no Fies, o aluno deve estar matriculado em instituição de ensino superior privada, cadastrada no programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). O programa empresta ao estudante 50% da mensalidade.
Durante o curso, o aluno paga à instituição de ensino a parcela da mensalidade não coberta pelo Fies e a cada três meses quita uma parcela de juros no valor de R$ 50,00. A parcela trimestral dos juros vai sendo abatida do saldo devedor.
A taxa de juros é fixa em 9% ao ano. A quitação do empréstimo tem duas etapas. Na primeira fase (os 12 primeiros meses após a formatura) o aluno continua pagando prestação igual à última parcela (30% ou 50% da mensalidade, segundo o contrato de cada um).
Na segunda fase, a CEF divide o saldo restante em prestações iguais. O período de pagamento será de uma vez e meia o tempo que durou o empréstimo. Por exemplo, se a graduação durou cinco anos, o aluno terá que pagar as prestações por oito anos e meio (12 meses da primeira fase e mais ste anos e meio da segunda fase).
Mais informações pelo telefone: 0800-616161 ou pelo Disque-Caixa 0800-5740101.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.