UFMA realiza provas do vestibular hoje

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h25

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, das 13h30 às 18h30, as provas do vestibular tradicional 2006. 13.345 candidatos disputam as 1.584 vagas que estão sendo oferecidas pela instituição.

Além de São Luís, os testes serão aplicados nos campi de Bacabal, Codó, Imperatriz e Pinheiro. Os candidatos devem comparecer aos locais de provas com uma hora de antecedência, portando documento de identificação e o comprovante de confirmação de inscrição.

A UFMA realiza as provas com quase dois meses de atraso por conta de uma ação judicial da Federação do Estudantes do Maranhão (Fesma). Em São Luís, os testes acontecerão no campus da universidade, em escolas da rede pública e em uma faculdade privada.

Na UFMA, os exames serão ministrados no Centro de Ciências Sociais (CCSO), no Centro de Ciências Humanas (CCH) e no anexo Bacanga do Colégio Universitário e não mais em todos os prédios da instituição, como ocorreu em anos anteriores.

Segundo o diretor do Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA, Marcos Figueiredo, a medida visa preservar os prédios que estão passando por processo de reforma. “Estamos priorizando a segurança e o conforto do candidato”, assinalou o diretor do NEC. Além da UFMA, as provas também acontecem no Complexo Educacional Governador Edson Lobão (Cegel); nos colégios General Artur Carvalho, Gonçalves Dias e Bacelar Portela; e na Faculdade Atenas Maranhense (Fama).

Equipes

Estarão envolvidos nos exames cerca de 1.400 profissionais, divididos em equipes médicas, de orientação e segurança. Além dos profissionais do Núcleo de Eventos e concursos, também deverão trabalhar no vestibular guardas da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (Semtur) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para ajudar na coordenação de trânsito no Campus da UFMA.

Para este ano, a segurança no vestibular da UFMA foi reforçada. O NEC adquiriu 12 detectores de metal para incrementar a segurança do seletivo. Eles serão utilizados na revista de candidatos que forem ao banheiro durante a prova. Se isso não bastasse, em algumas salas o NEC adotará o sistema de bloqueamento de ondas eletromagnéticas para impedir a entrada, nas salas onde serão realizadas as provas, de sinais oriundos de telefones celulares ou outros equipamentos eletrônicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.