TCE diz que regras de concurso público tem base na Constituição Federal

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

SÃO LUÍS - A Comissão de Concursos do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) garantiu ontem que o edital do concurso público que realizará no dia 20 de novembro, está em sintonia com a Constituição Federal. Em seu artigo 75 a CF dispõe que a forma de organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados terão como parâmetro a do Tribunal de Contas da União.

O TCU exige, com base em norma própria, para exercício do cargo de Analista de Finanças e Controle Externo a graduação em nível superior, independente da área, para o preenchimento dos cargos de Analista de Finanças e Controle Externo.

Segundo o coordenador do concurso, William Jobim, no âmbito local, a legislação reflete o dispositivo constitucional na lei que dispõe sobre o Plano de Carreiras, Cargos e Salários do Quadro de Pessoal do TCE. “Em atendimento ao princípio constitucional, a lei n 7.366 estabelece como requisito para o cargo de Analista de Controle Externo o curso de graduação em nível superior em qualquer área de formação”, informa.

O presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, lembra que, a exemplo de 1998, o segundo concurso público do TCE maranhense será realizado pela Fundação Carlos Chagas, uma das instituições de maior credibilidade em concursos públicos no país.

“A presença da Fundação Carlos Chagas à frente de nossos concursos garante tranqüilidade aos candidatos e ao próprio TCE que, assim, tem a convicção de estar trazendo para seus quadros servidores de alto gabarito técnico”, afirma.

Para o conselheiro Edmar Cutrim, a realização do segundo concurso público do TCE marca mais uma etapa no processo de modernização do órgão, de acordo com planejamento estratégico aprovado há dois anos.

“A informatização de procedimentos e o investimento em pessoal qualificado nos permitirá atender com maior efetividade à demanda da sociedade pela correta aplicação dos recursos públicos”, analisa o presidente do TCE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.