Vestibular da UFMA tem mais de 12 mil inscritos

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h51

SÃO LUÍS - As 1.108 vagas oferecidas para o vestibular 2005 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) serão disputadas por 12.886 candidatos inscritos no concurso. As inscrições foram encerradas na última segunda-feira. A primeira etapa de provas será aplicada dia 13 de março. A concorrência deverá ser divulgada na próxima semana.

Dos 12.886 estudantes inscritos, 1.290 foram isentos do pagamento da taxa de inscrição, que custou R$ 75,00. A UFMA está oferecendo ao todo 1.584 vagas para ingresso na instituição. Do total de vagas, 476 foram destinadas ao Processo Seletivo Gradual (PSG), o que corresponde a 30% das vagas para o concurso.

Para o primeiro semestre deste ano estão sendo oferecidas no total, 750 vagas em São Luís e 25 para o campus de Imperatriz. Para o segundo semestre, há 753 vagas na capital e 56 em Imperatriz.

Os técnicos do Núcleo de Eventos e Concursos da instituição ainda não contabilizaram o número de candidatos inscritos para cada um dos cursos de graduação. Segundo o professor Marcos Figueiredo, coordenador do NEC, “ainda estamos processando as inscrições para os cursos. Acredito que na próxima semana teremos os números da concorrências nos cursos”, afirmou.

As provas do vestibular 2005 serão aplicadas em duas etapas, sendo a primeira em 13 de março, com as provas de conhecimentos básicos, e a segunda dia 27 do mesmo mês, com os testes referentes às disciplinas específicas e a redação.

Campi

Os testes serão aplicados nos campi de São Luís, Bacabal, Pinheiro, Imperatriz e Codó. A prova de conhecimentos Básicos terá 60 questões objetivas de conteúdo idêntico para todos os cursos, e cada questão valerá 0,8 pontos, totalizando 48 pontos e será realizada em um único dia.

A prova de conhecimentos específicos terá 16 questões analítico-discursivas, distribuídas igualmente entre duas disciplinas, relacionadas ao curso escolhido, e valerá dois pontos cada questão, totalizando 32, e a prova de redação corresponderá a 16 pontos.

A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira constará de perguntas sobre as obras “Sonetos”, de Manuel du Bocage (editora Martin Claret); “Os Melhores Contos”, de Lima Barreto (editora Martin Claret); e “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna (editora Ediouro).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.