Educação profissional

Profuncionário está com inscrições para servidores do Maranhão

Imirante com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS – Estão abertas as inscrições para o processo de seleção simplificado de acesso aos cursos de educação profissional técnica em nível médio pelo Profuncionário, destinados a servidores públicos efetivos da educação básica do Maranhão.

São oferecidos cursos nas áreas de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. Para cada área serão ofertadas 300 vagas, distribuídas nos seguintes polos: Barra de Corda, Caxias, Lago da Pedra, Pinheiro, Porto Franco e São Luís. Os cursos serão realizados na modalidade a distância, no âmbito da Rede E-Tec Brasil.

As inscrições estarão abertas até o dia 1º de outubro, somente via internet diretamente no site do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), www.ifma.edu.br, onde se encontra também, o edital contendo todas as informações do processo de seleção.

O Programa de Formação Inicial em serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) tem por objetivo promover, preferencialmente por meio da educação a distância, a formação técnica em nível médio de servidores efetivos que atuem nos sistemas de ensino da educação básica pública, com ensino médio concluído ou concomitante a esse, nas seguintes habilitações: Secretaria Escolar; Alimentação Escolar; Infraestrutura Escolar; Multimeios Didáticos; Biblioteconomia e Orientação Comunitária.

No Maranhão, o programa é promovido pela Superintendência de Administração de Recursos Humanos da Seduc, por meio da Supervisão de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos, em parceria com o Ifma.

De acordo com a supervisora de RH, Silvia Amélia da Silva Léda, a formação profissional do técnico em educação está relacionada com o conhecer e o fazer uma escola diferente. "Isso exige mais do que a apropriação de conhecimentos científicos e filosóficos sobre a educação. Requer o desenvolvimento de uma práxis social que além de articular saberes e práticas educativas, contribui para a construção e consolidação da identidade dos profissionais de apoio escolar", destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.