MARANHÃO - O acesso de veículos em praias dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, na Região Metropolitana, estará restrito a partir desta quarta-feira (31). A decisão atende a uma recomendação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e visa garantir a segurança de banhistas durante as festividades de virada de ano e o feriado de 1º de janeiro.
A interdição ocorre devido à previsão de marés altas, que reduzem significativamente a faixa de areia, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a restrição de trânsito busca evitar atropelamentos em períodos de grande aglomeração de pessoas.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Praias com restrição de trânsito e acesso exclusivo a pedestres
De acordo com o planejamento das prefeituras, o fluxo será permitido apenas para pedestres nos principais pontos turísticos da orla. Confira os locais afetados:
São José de Ribamar: Praia do Meio e Praia do Araçagy.
Paço do Lumiar: Praia Olho de Porco.
Raposa: Orla marítima e região do Mangue Seco.
Fiscalização e pontos de interdição para o acesso de veículos em praias
Em cada município, a logística para impedir o acesso de veículos em praias seguirá orientações específicas das guardas municipais e órgãos de trânsito locais.
São José de Ribamar
Na cidade balneária, a restrição foca especificamente na faixa de areia. Os condutores devem ficar atentos, pois o trânsito de veículos de grande porte, como ônibus, deverá ser realizado exclusivamente pela Avenida Atlântica, preservando a área de lazer dos banhistas.
Paço do Lumiar
A Prefeitura de Paço do Lumiar informou que haverá proibição total de tráfego em pontos estratégicos. O bloqueio para veículos começará a partir das imediações do Condomínio Damha e pela Rua do Urucutiua, impedindo a descida para a areia.
Recomendações do Ministério Público do Maranhão
O Ministério Público do Maranhão reforçou que a circulação de carros e motos em períodos festivos compromete a integridade física dos frequentadores. Com a maré alta e a areia lotada, o público fica sem rotas de fuga em caso de emergências, o que justifica a medida preventiva rigorosa para este final de ano.
A fiscalização será intensificada pelos municípios e o descumprimento pode acarretar em multas e remoção dos veículos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.