Censo 2022

IBGE abre mais 25 vagas temporárias para o Censo 2022, no Maranhão

Processo seletivo será simplificado e sem taxa de inscrição; vagas são para 11 cidades maranhenses.

Imirante.com

Atualizada em 26/08/2022 às 14h22
As inscrições seguem abertas até esta segunda-feira (29).
As inscrições seguem abertas até esta segunda-feira (29). (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

MARANHÃO – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nessa quinta-feira (25), as inscrições para o preenchimento de mais 25 vagas temporárias, em 11 cidades do Maranhão, para o Censo 2022. As inscrições seguem abertas até esta segunda-feira (29).

No Maranhão, as 11 vagas são para o cargo de recenseador e estão distribuídas entre as cidades de Alcântara (1), Arari (1), Bacurituba (1), Governador Newton Bello (1), Itaipava do Grajaú (1), Lago do Junco (1), Olinda Nova do Maranhão (1), Paço do Lumiar (1), Santa Helena (8), São Raimundo do Doca Bezerra (1) e Turiaçu (8).

De acordo com o IBGE, as inscrições podem ser feitas, de forma presencial, apenas nesta sexta-feira (26) e na segunda-feira (29). O local de inscrição está definido no Anexo I do edital, disponível no site do IBGE, que traz a distribuição das vagas por município.

Além da remuneração por produtividade, os contratados receberão auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais.

Recenseador

A função de recenseador exige o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. De acordo com o IBGE, a remuneração será por produção. O cálculo envolve variáveis como setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

O instituto disponibiliza um simulador de valores de remuneração para o candidato. A previsão é que o trabalho de cada recenseador dure cerca de três meses, com uma carga horária mínima recomendada pelo IBGE de 25 horas semanais.

O recenseador passará por treinamento dividido em duas etapas: autoinstrucional, com a leitura prévia do manual do recenseador, e presencial, com duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Quem for fazer a coleta de dados em setores censitários de povos e comunidades tradicionais terá mais um dia de treinamento.

Nesta etapa, os candidatos que alcançarem pelo menos 80% de frequência no treinamento presencial receberão uma ajuda de custo.

Censo 2022

Programado para ocorrer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. 

No Censo 2022, além da coleta presencial, será possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.