Luta Contra a Raiva

Campanha Nacional de Vacinação Animal começa no dia 28 de setembro

A meta é vacinar, aproximadamente, 1,3 mil cães e gatos no Maranhão.

Divulgação/SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS – Começa, no dia 28 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação Animal e será celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva. Em São Luís, a Campanha terá início com ampla ação na praça Deodoro, e se estenderá durante todo o mês de outubro. A meta é vacinar aproximadamente 1,3 mil cães e gatos no Estado.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o trabalho de controle dos agravos exige muita responsabilidade. “É importante que tenhamos este comprometimento e acompanhamento da vacinação de cães e gatos para que possamos melhorar o perfil epidemiológico do Estado”.

A campanha contará com a participação das 19 Unidades Regionais de Saúde, realizando o planejamento, supervisão das ações da campanha, consolidando dados e assessorando nas demandas solicitadas em nível regional e estadual. Os gestores regionais de saúde receberam informações e material informativo para serem distribuídos para os municípios.

“Estamos repassando folderes, panfletos e cartazes para serem anexados nos postos de saúde, como forma de chamar a atenção da população para a importância da vacinação contra a raiva, que é uma doença letal para o homem e para os animais”, explicou Daniel Saraiva, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses da SES.

A gestora de saúde de Bacabal, Maria Goreth Souza Pimentel Pereira, disse que a regional pretende vacinar os 56 mil animais da região. “Os 11 municípios da regional possuem uma programação de vacinação contra a raiva que vem sendo desenvolvida e nós vamos acompanhar e apoiar todas as ações”, disse.

Já a regional de saúde de Itapecuru-Mirim congrega 14 municípios. O gestor Raimundo Índio do Brasil Bandeira de Melo disse que conversou com os secretários municipais e a campanha será realizada com empenho em todos os municípios. “Vamos repassar informações, insumos, além de visitar os postos para termos certeza que a prevenção está ocorrendo, que é a forma mais eficaz de combater a doença”, completou.

Sobre a Raiva

A Raiva é uma doença causada por vírus, transmitida ao homem por cão, gato, macaco, morcego e outros mamíferos. A transmissão se dá pela penetração do vírus presente na saliva do animal, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

No período de 2006 a 2014 foram contabilizados 15 casos de raiva humana no Maranhão. Em casos de agressão, o procedimento correto é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo; observar o animal durante 10 dias e, se o animal adoecer, desaparecer, mudar de comportamento ou morrer, voltar imediatamente ao serviço de saúde e iniciar o tratamento profilático.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.