Carnaval 2015

Definido esquema de alterações de trajetos durante o Carnaval

Mudança leva em conta os hospitais da região do Centro.

Imirante.com, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - Um programa de ações e campanhas educativas estão previstos para serem executados em todo o Maranhão, durante o período momesco. Entre as ações, a mudança do trajeto em que as festividades ocorrerão. O objetivo é garantir a segurança do conjunto histórico-arquitetônico de São Luís e da área de concentração de unidades hospitalares em trechos da Rua do Passeio.

O circuito, antes realizado no Centro Histórico (Praia Grande), foi direcionado, desde o pré-Carnaval, para uma nova rota que tem início na Praça Deodoro, passa pela Rua da Paz e Praça João Lisboa e termina no Mercado Central.

A medida visa atender às normas de segurança determinadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e dos demais reguladores das políticas patrimoniais dos casarões e monumentos históricos. As arrojadas estruturas de som causam problemas à infraestrutura no conjunto arquitetônico, tombado como Patrimônio da Humanidade.

No caso da Praia Grande, maranhenses e turistas têm um encontro marcado com o melhor da cultura popular e carnavalesca na Praça Nauro Machado e na Casa do Maranhão, a partir desta sexta-feira (13).

Área de hospitais

No que diz respeito ao trajeto próximo aos hospitais em áreas da Rua do Passeio, como é o caso do Hospital Djalma Marques (Socorrão I), Hospital Português, Santa Casa, Hospital Geral (Madre Deus), a opção foi remanejar os trios elétricos e carros de som de grande porte que obstruíam a passagem de ambulâncias.

Os blocos que precisam dessa estrutura foram para o circuito Deodoro/Rua da Paz/João Lisboa/Mercado Central. Na imediação, que compreende o Canto da Viração até o Socorrão I, só serão permitidos sons de batucada de blocos tradicionais e alternativos.

Campanhas

Durante todo o período carnavalesco, as secretarias de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e da Saúde (SES) realizarão a campanha “Juventude prevenida, dando um baile de alegria!”, na capital e interior do Estado, com o objetivo de alertar os jovens sobre prevenção de acidentes de trânsito, risco de uso de drogas, afogamentos, dependência química, violência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As ações serão realizadas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Hemomar, Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A estrutura contará, ainda, com o apoio do hospital de campanha do Corpo de Bombeiros, que disponibilizará serviços de primeiros socorros, atendimentos em casos de parada cardíaca e suporte pré-hospitalar para encaminhamento ao hospital, além de ambulâncias e profissionais da SES.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão mobilizou o efetivo de 78 homens e atuará na capital distribuído nos principais circuitos da folia. Dez veículos estarão à disposição da equipe para possíveis emergências; para o interior, 170 bombeiros ficarão a postos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.