SÃO LUÍS - Será realizado, entre os dias 23 e 27 de setembro, a “Semana de Saúde do e da Adolescente”, uma iniciativa do Programa Adolescente Saudável, desenvolvido há três anos em dez comunidades rurais dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Codó, Timbiras e Peritoró, no Estado do Maranhão. As atividades contam com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, BEMFAM, Unicef, Instituto Formação, Programa Mais Educação, Programa Saúde na Escola, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Codó, Secretaria Municipal da Juventude de Codó e secretarias municipais de Saúde desses cinco municípios.
Além de comemorar o Dia do Adolescente (21 de setembro), as atividades têm como objetivo promover ações de prevenção da saúde de meninos e meninas entre 10 e 19 anos, aproximando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das escolas, identificando os problemas de saúde mais frequentes e fazendo os devidos encaminhamentos. Como ação piloto, o evento pretende ainda incentivar os municípios a inserir a data em seu calendário anual de atividades.
As principais intervenções ocorrerão nas UBS, com um dia de atendimento específico para adolescentes. Neste dia serão realizadas palestras, consultas, vacinação e oficinas sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, com participação dos adolescentes multiplicadores do Programa Adolescente Saudável, dos agentes comunitários de saúde e dos próprios profissionais de saúde das UBS.
Estão sendo planejadas ainda duas grandes feiras de Saúde em São Luís e Codó, onde o público adolescente terá acesso a informações, atrações artísticas e desportivas, além de serviços de saúde: teste rápido de HIV; consulta médica; orientação e distribuição da Caderneta de Saúde do Adolescente; vacinação; distribuição de preservativos com orientação para o seu uso; informações sobre saúde bucal; orientação sobre planejamento reprodutivo e distribuição de kits de saúde e higiene bucal.
Direitos Sexuais e Reprodutivos em Cena
Três espetáculos sobre o universo dos adolescentes estarão em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em São Luís. Meninos e meninas com idade entre 12 e 19 anos, participantes do Programa Adolescente Saudável, falarão sobre seus medos, preocupações, expectativas e experiências comuns no que diz respeito ao tema “Saúde Sexual e Reprodutiva”. A primeira apresentação acontece no dia 25/9, às 10h, no Centro de Ensino Médio Y Bacanga (Rua Iraque, no bairro Anjo da Guarda). No dia 26/9, às 14h, a peça acontece na UBS Pirapora (Rua 13, n.13, bairro do Anil). Dia 27/9 é a vez da UBS Bairro de Fátima, onde a apresentação acontece às 14h.
Veja a programação completa da “Semana de Saúde do e da Adolescente”
- Dia 23/9 - visitas dos adolescentes nas unidades de saúde em Codó, Timbiras e Peritoró;
- Dia 24/9 - Feira de saúde em São Luis, no Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL), Rua do Outeiro, Centro.
- Dia 25/9 - Dia D de atendimento ao adolescente nas unidades de saúde em Codó, Timbiras, Peritoró e São Luís;
- Dia 26/9 - Feira de saúde em Codó, na Praça Ferreira Bayma, Centro.
- Dia 30/9 - Dia D de atendimento ao adolescente nas unidades de saúde em São Luís.
Lista de UBS que participam da ação
Codó
- UBS Borborema: Praça Almirante Tamandaré S/N - Bairro Santo Antonio;
- UBS Maria das Neves: Rua São Sebastiao - Bairro Nova Jerusalém;
- Centro de Atendimento Medico (CAM): Av. Duque de Caxias - Bairro S. Sebastião;
- UBS Maria Ferreira: Praça da Igreja São Francisco - Bairro S. Francisco;
- UBS Sebastiao Reis (Codó Novo) Praça Bayma Serra - Bairro Codó Novo.
Timbiras
- UBS São Raimundo: Av. Monte Alegre.
Peritoró
- UBS de Livramento: Av. Rodoviaria, S/N Livramento;
- 8 Centro de Saúde Rua da Prata – Centro.
São Luís
UBS Thalles Ribeiro Gonçalves: R. Nossa Senhora da Conceição, Praça Nossa Senhora da Conceição, bairro Vila Esperança.
Adolescente Saudável
O Programa Adolescente Saudável é uma iniciativa global AstraZeneca destinada a promover a melhoria na qualidade de vida dos adolescentes por meio do conhecimento e da informação. A Plan International executa o programa em 14 países. No Brasil, onde é realizado pela Plan International Brasil, a iniciativa ocorre desde 2010, junto a crianças e adolescentes, de 10 a 19 anos, em cinco municípios do Maranhão: São Luís, Codó, Timbiras, São José do Ribamar e Peritoró.
A iniciativa visa promover a saúde integral com foco primário em saúde sexual, saúde reprodutiva e equidade de gênero entre adolescentes. O objetivo é empoderá-los com as informações para que desenvolvam as habilidades de vida necessárias para seu bem-estar e, além disso, para que possam acessar melhores serviços de saúde.
Ao longo do projeto, já foram impactados 36 mil adolescentes e sensibilizada uma população de, aproximadamente, 65 mil pessoas, incluindo gestores de políticas públicas, educadores, profissionais de saúde e representantes das comunidades nas quais vivem esses jovens.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.